08 January 2008

Material Básico para se começar no atado




Eu acredito que o atado, é quase um hobby a parte da pesca com mosca, alguns colegas definem o atado como uma atividade complementar a pesca, o que eu até que concordo. Li num livro de atado, muito bom por sinal, que o atado você faz quando está nevando ou chovendo ou já terminou a temporada de pesca. Bom, aqui não neva e, no meu caso, chove muito pouco, logo eu ato quando preciso de moscas, ou quando vou atar por atar mesmo... Só para manutencionar o vício que virou o atado !

Bom, e como se começa no atado ? Como é que se pega o gosto pela atividade ?

O atado pode ser tão complicado ou tão simples quanto o atador queira. Inicialmente, eu realmente acredito que este deve ser simplificado, utilizando materiais mais simples e de fácil acesso. Também acredito que em primeira instância os materiais alternativos devem ser deixados de lado. A tua necessidade de atado vai guiar suas futuras compras de materiais.

Baseado então na crença de um atado simplificado e sem a utilização de materiais alternativos, gostaria de sugerir a seguinte listinha de ferramentas e materiais básicos :

Ferramentas :

    1. Morsa (Vise) : Para prender o Anzol, existem modelos fixos e rotatórios, rotativos e etc... Existem morsas para todos os bolsos e gostos, Eu recomendo a Apex Canned (a que uso), mas temos opções como as Huiliche, as Monroy (Modelo Green é show) e claro tem as Renzettis e etc etc etc...
    2. Bobbin : Tem a função de suportar o carretel de linha, e de auxiliar na aplicação do fio de atado em todo o processo, os bobbins com ponta de cerâmica são os melhores, dái vem os com Bead plástico na cabeça e etc... Bobbin é gosto, não recomendo apenas os feitos na india, via de regra são bem ruins. Com um pouco de habilidade você mesmo faz seus próprios bobbins ! Um amigo fez um e me deu de presente, muito bom e não fica nada a dever para os importados e etc...
    3. Tesoura : Se você quiser compre uma tesourinha de Atado micro serrilhada da Anvil, muito leve, muito boa, mas se quiser economizar compre uma tesoura micro serrilhada de uso cirúrgico, um pouco mais pesada mas funciona muito bem por 1/4 do preço Anvil. O importante é ser micro serrilhada, ajuda muito na hora de aparar penas.
    4. Bodkin : nada mais é que uma agulha fina e de material "levemente maleável", novamente você pode comprar o da Anvil, ou fazer o seu com uma agulha e improvisar um "Cabinho" para ajudar na hora de usar a ferramenta. Importante, o Bodkin deve ser pontudo, mas não afiado.
    5. Whip Finisher : Ferramenta utilizada para finalizar a cabeça das moscas, dando o nó final. Requer certa prática mas vale muito a pena. A maioria dos colegas atadores só usa o wip finisher para moscas bem pequenas, ondem não conseguem executar o nó final com os dedos. Eu uso para tudo !
    6. Hackle Plier : Espécie de pinca invertida, realmente muito útil na hora de fazer o hackle (colar) da moscas, ou ainda aplicar algum material pequeno que demande firmeza e precisão. Muito modelos, disponíveis também, gosto mais do Tear Drop, pq é mais resistente, mas novamente a maioria dos colegas atadores gosta justamente dos outros em forma de pinça invertida.
Bom, Vamos agora ao material de atado, aquilo que você vai consumir ao construir suas moscas. Vou ser bem genérico, evitando coisas muito específicas ou coisas exóticas.

    1. Anzóis : Obvio não ? Use anzóis próprios para fly, os da Mustad não custam nenhum absurdo, é um material bacana é lembre-se você pode reutilizar. Tamanhos e modelos ? Bom eu compraria uns 10 anzóis para Wolly Bugger tamanho 6, uns 10 tamanho 10 para fazer umas montanas, e uns 14 pra fazer umas princes e soft hackles. Anzol para mosca seca, popper hair bug é outro papo.. deixa para depois...
    2. Marabou : Utilizado para fazer as caudas das woolies e também da para arriscar fazer uns streamerzinhos de marabou num sengundo estágio. procure comprar marabou de fibras mais longas. geralmente o vendido em casas de artesanato tem as fibras mais curtas.
    3. Peacock Herl : tem um outro post aqui no blog só sobre ele hehehe... procure comprar específico para atado.
    4. Chenile : Material sintético absurdamente útil, você vai usar para fazer o corpo das wolly buggers, de alguns soft hackles também, das montanas e etc... No começo evite os cheniles mais exóticos como os Sparkles (com brilho), os cactus (nunca gostei do material) e os Wools (muito úteis, mas complicadinho de trabalhar no começ0). Recomendo em particular o Ultra chenile e o chenile médio. o Ultra é bem fininho legal para fazer coisas menores, já o médio é legal para fazer woollies e montanas.
    5. Saddles, necks & hackles : Aqui e por enquanto só o básico do básico, você não precisa de um Neck Grade #1 para começar, é perder dinheiro... Invista num bom Saddle grizlly (mesclado marron e branco) ou num preto. Recomendo os Saddles genéticos tanto da Whittining farm quanto os da hareline, os dois são excelentes e vem com uma quantidade de penas muito muito boa !
    6. Fio de atado : Recomendo comprar um bom fio de atado, Danville e Uni-Thread são bem legais. O fio de atado dura bastante, um carretel dá para atar muita mosca ! Recomendo incialmente duas bitolas : 3/0, mais grosso para atar wollies e coisas maiores, e o 6/0 para as mosquinhas menores (anzo 12 ou 14 e por ai a fora). Dependendo do que você vai atar, depois vc vai para um fio mais fino ou mais grosso.
    7. "Fio metálico de reforço" : Não sei o nome "chique" deste material, mas nada mais é que um fiozinho de cobre muito muito fininho utilizado para reforçar o corpo das mosquinhas. Ele não tem função estética. é apenas para reforço mesmo. Já vi outros usos também... material barato e muito útil.
De maneira secundária, eu ainda adicionaria a lista : Tinsel, Bead head (Heavy), biot, CDC e Floss Rayon, Yarn e uni-yarn também. Você não vai perder dinherio comprando estes materiais, só não os listei anteriormente porque os considerei secundários.

Notem por favor, que não excluo a utilização de penas de patos ou galinhas bem como de outras aves, as quais as vezes encontramos em sitios e chácaras. também são úteis, mas não são primordiais.

Depois que se desenvolver os conceitos mais básicos do atado, você vai comprando mais material aos poucos e conforme a necessidade. a pior besteira que existe é sair comprando tudo de uma vez... Daí sai caro, errado e pode levar a insatisfação !

Um bom site para se visualizar as ferramentas de atado bem como os materiais é o site da hareline, que tem fotos em boa resolução de tudo quanto é ferramenta bem como de penas, pelos e etc...



No comments: