13 January 2008

Será que agüenta !?

Muitas vezes, já me achei em meio a discussões sobre como brigar com um peixe de maneira a não danificar o caniço. Claro que cada um tem sua maneira de fisgar, de brigar etc etc e tal... Mas o que de fato me chamava a atenção em todas as discussões é a preocupação com o caniço.

Outro fator que influência muito a discussão, é o fato de que alguns fabricantes oferecem garantia por toda a vida, outros até a 3a. geração (apartir do nome que está no cartão de registro) bem como outras marcas oferecem reposição da partes, e outras oferecem "dois tapinhas nas costas e um "I'm sorry !" "

Uma empresa com fins lucrativos que se propõem a trocar um equipamento danificado, durante toda vida do cliente e possivelmente de seus descendentes, tem que ter um processo de qualidade extremamente "Afinado". Do contrário, se muitas varas quebrassem em campo, aonde ficaria o lucro da empresa ?

A contra-partida de um controle de qualidade "ferrenho", é o custo final do produto.

Voltando a vaca fria, peixe grande quebra vara ? Como se teste uma vara para garantir que não vai quebrar ? Como os fabricantes conseguem garantir isso ?

Para variar, pesquisando o assunto no google, achei alguns vídeos que mostram o famoso "Pound Test", muito utilizado durante a fase de criação de um novo taper, para definir a durabilidade e as características do mesmo.

Conforme eu for achando mais informações sobre o assunto, vou ir disponibilizando aqui no blog, acho importante discutir o assunto, principalmente minimizar os efeitos de marketing, e ao invés de discurtir marcas, discutir características técnicas de cada equipamento.



2 comments:

Anonymous said...

Depois que eu vi o vídeo do Lee Wulff ( aquele com as melhores pescarias dele) eu desencanei com isso...
O cara pegava salmão do atlântico com vara de bambu fininha e tippet de 4 libras ( estou falando de peixes com mais de 12 quilos em corredeiras...)
Aí desencanei...

jguszr said...

Por sinal esse vídeo é show de bola !
Até !