28 January 2008

Enrolação




Começo de ano, em empresas, é sempre a mesma balela : reuniões de cronogramas, reuniões de orçamento, Reuniões para definir coias definidas que vão mudar ao longo do ano, e claro a minha preferida, reuniões para marcar reuniões ao longo de todo o ano ! Fantástico !
Na realidade, prefiro pensar que esse bando de reuniões, não passa de uma certa enrolação coletiva... Ninguém sabe ao certo o que fazer, logo, vamos conversar até descobrirmos o que fazer ! Geralmente,onde trabalho, esse é um período bem curto no ano. não dura mais do que uns 10 dias... Porém já passei por alguns lugares, onde essas reuniões perduram o ano todo e são absolutamente infindáveis !

Curiosamente, talvez levado pelo clima de reuniões intermináveis, voltando para casa hoje, fiz uma analogia desse período do ano, com o aprendizado do atado !

Da mesma maneira que quando não se sabe o que fazer, se enrola fazendo reuniões, no atado, quando você "não tem bem certeza" de qual é o próximo passo, você sempre acaba dando mais uma "Enrolada" de fio sobre o anzol. Se você não tem bem certeza se a cauda da mosquinha vai ficar firme, lá se vão mais algumas voltas de fio em cima !

Na realidade, o que temos que fazer é, garantir que o material esteja preso ao anzol de maneira segura e correta com poucas voltas de fio de atado ! E para tanto, existem primordialmente duas coisas a serem levadas em consideração :
  • Tamanho da mosca Vs. Fio de Atado : não adianta querer atar Streamer amazônico com fio 10/0 ! Ou ainda streamers de EP com fio 10/0 ! Dá ? dá ! Mas é chato, incômodo , o fio arrebenta o tempo todo, o material não para no lugar e depois de 1 hora tentando vc quer chutar tudo ! Da mesma maneira que que atar ninfa em azol 18 com fio 3/0 é doidera também ! Falta espaço no anzol, o acabamento fica muito ruim, e o material do corpo, simplesmente desaparece no meio do fio de atado !
  • Treino : Cada material, bem como tipo de mosca, vai demandar algumas horas de prática até você achar a forma correta de juntar o material ao anzol. Um esquema bem simples, é selecionar um anzol (próprio para atado) e algumas penas de galo/galinha etc, nada sofisticado. Suponha que você vai atar uma mosca que utilize as cerdas da pena como cauda. Logo corte algumas cerdas e ate estas no fim da haste do anzol, pouco antes do início da curvatura. De um nó bem firme (pode até ser whip finishing), tire o anzol da morsa, segurando este bem firme, tente com a outra mão remover as cerdas que foram atadas. Analise quanta força você teve que fazer para conseguir tirar o material do anzol. quanto mais força, mais seguro o material estava ao anzol. Repita o teste, cada vez diminuindo mais o número de voltas que você utilizou para prender o material...

A idéia de testar se cada material adiconado a mosca ficou seguramente afixado, é muito recomendada na literatura, ou seja : Atou um tail, testa para ver se ficou legal, fez um hackle, puxa com uma pinça para ver se não vai sair... Estes testes tornam o atado, mais demorado inicialmente, mas garantem que tuas moscas não vão desmanchar nos primeiros casts da pescaria !

No comments: