14 January 2008

Anzois Clássicos

Apesar de toda a tecnologia que temos nos dias de hoje, anzóis quimicamente afiados, contruídos em série por robozinhos metalúrgicos, acho muito bacana a história por traz dos anzóis de Fly forjados a mão. Afinal, nos primórdios a forja do anzol era de fato o primeiro passo para se atar uma mosca.

Históricamente falando, a Inglaterra refinou a arte de se produzir anzois, em especial anzois para a pesca do salmão. E quando estamos falando de anzois para pesca de salmão produzidos na terra dos besouros cantantes, de fato, estamos falando de Partridge of Redditch.

Em 1996 a Partridge foi adquirida pela Mustad, a qual transferiu o workload da inglaterra para os paises asiático bem como para outros países do leste europeu também (me supreendi com isso também, achei que toda a produção Mustad vinha da noruega).



Assim como acontece com as varas de bambu, porém em menor escala, ainda existem artesões que se dedicam a forjar seus próprios anzóis. Na revista editada e distribuída gratuitamente pela turma do Fogón mosquero (Magazine 14), tem uma reportagem fantástica sobre esta arte.

Mesmo que você, assim como eu, só arranha um "portunhol", vale a pena baixar a revista e ver as excelentes fotografias de todo o processo de fabricação de um anzol a partir de cordas de piano, e apesar de utilizar ferramentas modernas, o processo todo é ainda bem rudimentar (claro certo ? Estamos falando de aço aquecido, marretas, bigornas, e muito suor !)

Quando você imagina um anzol feito totalmente a mão, na base da porrada, deve ser um treco grosseiro, mas o resultado até que é bem legal ! Logicamente, dado o valor e a qualidade de um anzol manufaturado em algum lugar do japão e assemelhados, não compensa produzir anzóis em casa ! Mas, de uma forma ou de outra, forjar anzois, faz parte da tradição do esporte (ou do atado pelo menos) !

Seguem alguns links :
Fogón 14
Partridge of Redditch
How to tie Classic salmon flies
Mustad Classic Salmon hooks
The Fly Fishing History : The Hooks


No comments: