16 January 2008

Stimulator 1.0



Um dos padrões de mosca seca que mais gosto, são os stimulators, em especial o padrão que deu origem a este tipo de mosca, o inicialmente criado por Randall Kaufman que históricamente é uma adaptação do padrão chamado SOFA PILLOW. Nunca vi essa tal de sofa pillow (almofada de sofá).

Este é meu primeiro post sobre stimulators, pretendo voltar a tratar do assunto, abordando outros padrões de stimulators menos convencionais em breve.

Stimulators, de maneira abrangente, são patterns que não imitam nenhum inseto em particular. O que em meu entendimento é quase que contraditório ao atado mais "purista", o qual advoga que atado de verdade é aquele que busca imitar insetos em suas características mais primordiais (proporção, cores, etc...).

A idéia de um stimulator, é apresentar a presa, a oportunidade de obter uma grande quantidade de alimento em uma única tacada. Daí o nome "Stimulator", de estimular um peixe grande a subir e pegar a mosquinha.

Boa parte dos artigos de revista e sites entoam o mesmo coro que diz "Se moscas tradicionais não funcionam jogue um stimulator, se o Stimulator não funciona, jogue uma emerger !". Basicamente, esta estratégia serve para identificar, se os peixes estão em um período oportunista (maior quantidade de comida com esforço razoável) ou num período Seletivo ( somente a quantidade de cominda necessária, com menor esforço possível).

Geralmente, stimulators são usados em rios mais caudalosos, lagos, particularmente tive resultados excelentes com stimulators em rios pequenos e médios também, pricipalmente nas horas mais quentes do dia.

Segue então, (hoje sem youtube) algumas receitas de atado, bem como alguns sites que contam um pouco da história do padrão e de estratégias de pesca.

http://www.fishingwithflies.com/Stimulators.html
http://www.flytyingworld.com/PagesD/stimulator.htm
[url=http://www.southeastflyfishingforum.com/flypatterns/albums/userpics/10001/RockyTopStimulatorOrg.JPG][IMG]http://www.southeastflyfishingforum.com/flypatterns/albums/userpics/10001/RockyTopStimulatorOrg.JPG[/IMG][/url]
http://superfly.co.nz/patterns/Stimulator_Olive&Gold.htm
http://superfly.co.nz/patterns/Stimulator_Yellow&Orange.htm

No comments: