31 January 2008

Bobbin


A Bobina de Atado (do inglês Fly tying bobbin) tem por função segurar o carretel de fio, e de certa maneira garantir a tensão do fio de atado durante a construção da mosquinha. Ao se aplicar muita tensão sobre o fio, este tende a estourar em demasia dificultando a operação. Já se aplicarmos pouca tensão, perdemos precisão ao enrolar o fio no anzol, e ainda quando atamos materiais estes ficam soltos.

Existem ainda bobbins específicos para se aplicar materiais complementares como "Silk Floss", "Araminho de reforço", "Ribbing" e demais materiais disponíveis em carretéis.

Um bom bobbin, deve ter a ponta do aplicador construída em cerâmica, ou ainda todo o aplicador construído em cerâmica. A resistência da cerâmica bem como sua superfície lisa proporciona ao atador um maior controle sobre o fio de atado mantendo a integridade deste.

Bobbin com aplicador em cerâmica


Alguns bobbins mais simples apresentam na ponta do aplicador um bead plástico, em substituição a cerâmica. Na minha opnião este tipo de bobbin não é de todo ruim, funciona bem por um bom tempo, porém o bead plástico se desgasta com a fricção do fio de atado, formando então sulcos, os quais além de comprometerem a integridade do fio de atado, ainda dificultam um pouco a aplicação do fio.

Existem ainda os bobbins que não possuem nenhuma proteção na ponta do aplicador, são estes os mais antigos e de menor custo. Tenho um, feito na índia usei meia dúzia de vezes e aposentei, estoura muito o fio, qualquer bobeada no atado e o fio já era.

Bobbin "made in india"


Outro fator a se prestar atenção em bobbins, no geral, é que tipo de material este usa para segurar o carretel, alguns utilizam beads plásticos (que desgastam facilmente com o tempo) outros utilizam seguradores em latão, aço entre outros. E ainda existem os super-bobbins que dispõem de um sistema de molas controlado por um Knob de maneira a ajustar precisamente a tensão do fio.

o super bobbin !


Outro fator que é um tanto ignorado na literatura do Atado é que além de todas as características já mencionadas, um bom bobbin tem que ficar confortável na mão do atador. Não adianta nada ter um bobbin excelente e não conseguir utilizar este mais do que alguns instantes. Particularmente, gosto de bobbins que tenham o aplicador de fio pequeno, sejam até que pesado e principalmente exerçam boa tensão no fio.

Bobbin "Chique" (mas sem ponta de cerâmica)


Na realidade, uso dois bobbins, um com ponta de cerâmica para 99% de tudo que ato, e outro feito por um colega com ponta de Bead que encaixa perfeitamente na mão e também aplica muito bem a tensão no fio de atado. Sendo que este útimo uso principalmente para atar EP flies e streamers no geral.

Como quase tudo que aprendi na pesca com mosca e no atado, eu nunca planejei usar dois bobbins por causa disso ou daquilo. Calhou de aconter ! Comprei um bem "vagaba" no começo, quase me fez desistir do atado, comprei outro (aquele feito na india) só me fez pensar mais e mais em desistir do atado. Até que um dia em Ausentes tive a oportunidade de ver outros colegas pescadores / atadores utilizando bobbins com ponta de cerâmica.

E acreditem, a diferença é gritante ! Mesmo para um cara, que como eu estava bem no começo do atado, as primeiras voltas de fio sobre o anzol com um bobbin de ponta de cerâmica já te convencem a caçar um !

No comments: