12 January 2008

Caniços de Bambu na pesca com mosca - O começo

Já faz um tempo que penso em escrever algo sobre os caniços de Fly feitos de bambu. Porém acho que é um assunto extenso, e que merece grande atenção, pois é justamente com varas de bambu que o esporte começou e tomou corpo. Logo, este é apenas o começo, pois pretendo sempre que possível abordar um pouco mais o assunto !

Desde que tive a oportunidade de fazer alguns cast com alguns modelos de varas de bambu, durante uma viagem a patagônia argentina, eu me tornei um entusiasta da pesca com mosca "No bambu" como dizem alguns colegas. Quando voltei ao Brasil, quase que imediatamente fui procurar o Beto Saldanha e pedir a ele que me fizesse um caniço.

E foi tiro e queda : Macaé especial #5 ! Posteriormente apelidada de "A jóia da coroa".

Construir caniços de bambu, é um processo totalmente artesanal que começa no corte do bambu e termina com acabamento final, que é executado de maneira diferenciada por cada artesão. Realmente, eu sei muito pouco sobre a arte de se fabricar estas jóias, mas como gosto bastante do assunto,  estou sempre procurando conhecer um pouco mais.

Para ilustrar como são construídas as varinhas de bambu, segue um pequeno vídeo, mostrando de maneira muito resumida, a fabricação de uma delas.


No comments: