07 January 2008

Bush Pilot Angler


Entre as semanas de natal e ano novo, tive o prazer de ler o Livro "Bush Pilot Angler" de autoria de ninguém menos que o próprio Lee Wulf.

O livro trata das aventuras e desventuras do próprio Lee Wulf e sua família (esposa (pré Joan wulf) e dois filhos) em meados dos anos 30 e 40 principalmente em NewFoundLand, aonde Lee produz vários filmes sobre a pesca com mosca voltada quase que exclusivamente ao salmão e tem suas primeiras idéias de como preservar o meio ambiente para as próximas gerações.

Nesta época também o Sr Wulf, desenvolve a pesca esportiva do salmão na região, montando uma operação de turismo de pesca que contava com cabanas espalhadas ao longo de alguns rios, guias (treinados pelo próprio Mestre Wulf) tudo mais que uma operação destas tem que ter. Porém, dadas as grandes distâncias entre os diversos acampamentos de pesca estabelecidos pelo Sr Wulf teve a idéia de utilizar um pequeno avião mono-motor dotado daquelas bóias que possibilitam pousar em lagos e remansos de rios (Bush Plane do inglês, creio que a melhor tradução seria Hidro avião). E acreditem, o Piloto, que cruzava todo o território de NewFoundLand até Labrador no Alaska e ainda saindo de Upstate new York era o próprio Lee Wulf, que após 40 horas de treinamento em NY mete as caras e se aventura nos ares !

O livro, é excelente, tem uma narritava muito bacana, apesar de ser em inglês, é relativamente simples de ser lido, tem capítulos curtos que contam histórias quase que isoladas umas das outras.

Outro fato interessante, é que vez em outra, o Lee Wulf comenta da eficácia de algumas moscas tais como : Jock Scott, Silver Gray, Silver doctor, White Wulf, entre outras...

O autor retrata muito bem a época, a natureza e testemunha num tom quase melancólico o avanço da industria madeireira e de bases militares na região que além de dizimarem a fauna e flora, acabaram com o meio de sustento da população. Em meio a este cenário de tranformação, Lee Wulf, narra suas primeiras tentativas em pról do meio ambiente e do pesque e solte, bem como toda frustração pela falta de aceitação das idéias na época !

Enfim, o livro é uma verdadeira joia ! Aquele tipo de livro que é tão legal de ler, que você passa ler até um pouco mais devagar, para "Render mais !"

No comments: