09 January 2008

Parece que eu já vi essa história...


Seguindo uma forte recomendação do cardiologista, tive que começar a praticar um esporte. Até tentei convencer o Dr, que meu esporte é a pesca com mosca, natureza e etc... Mas, enfim, não colou !

Não estava afim de bancar o rato de laboratório numa academia, esse lance de futebol comigo não rola, basquete muito menos, vôlei só assisto a final do campeonato feminino na tv... Daí, depois de meditar sobre o assunto, pensei em tentar jogar tênnis. Não sou muito fã do esporte em si coisa e tal, mas sempre achei bacana derrepente um bom exercício para os braços até ajuda no cast (é eu sei... vicio é vício)...

Bom, eu nunca tinha jogado tennis antes, ou sequer pisado em uma quadra, logo, antes de comprar uma raquete achei que seria interessante procurar um clube, talvez fazer umas aulas, ver se de fato é legal de jogar e tudo mais.

Enfim, achei um clube que tinha aulas perto de casa, num preço relativamente pagável, e comecei então a fazer algumas aulas para aprender o fundamento do esporte e etc...

Logo de cara já perguntei se deveria comprar uma raquete, que tipo de raquete, de que marca deveria comprar, e além da raquete o que mais eu deveria comprar. A resposta foi bem legal, ele me recomendaram apenas comprar um bom par tênis, e que o clube tinha raquetes de diversos tipos e marcas para emprestar nas primeiras aulas até que eu conseguisse desenvolver o senso de qual raquete seria mais interessante para mim.

Depois de fazer umas 3 ou 4 aulas, até que comecei a gostar de jogar tennis, e passei a considerar a possibilidade de comprar a minha raquete, para poder jogar em outros lugares e tudo mais. Eu tinha feito todas as aulas até o momento com a mesma raquete, e eu achava que ela era boa o suficiente para comprar.

Comecei a pesquisar preços e modelos de raquete, e a priori, estes assustam bastante também, você acha raquetes de mil reais até raquetes de menos de cem reais. Em particular, essa raquete que eu achei legal no começo, custava em torno de 120 reais, achei que era legal coisa e tal e estava quase comprando.

Na aula seguinte, antes de começar a aula o professor sugeriu que eu fizesse cada parte da aula com uma raquete diferente de maneira a conhecer mais modelos, diferenças de peso, de encordoamento e tudo mais. Então, na metade daquela aula, noite que aquela raquete que eu achava bem bacana era a mais fraquinha de todas!! Anotei o nome do fabricante e o modelo das que eu tinha achado mais interessante e voltei na web pesquisar preços.

O que descobri foi, que com um pouco mais de dinheiro, eu conseguiria comprar uma raquete bem melhor, a qual eu poderia usar por muito mais tempo do que aquela que eu achei legal no começo.


Alguma Semelhança com o Fly ?


No fly, quando comecei foi quase a mesma coisa, a grande diferença é que eu não tinha ninguém para emprestar equipamentos diferentes para achar o qual funcionava melhor e tudo mais, acabei comprando um combo bem mais ou menos, depois comprei outro meia boca achando que era bom, até perceber que estava fazendo besteira e vendi tudo e compre 1 vara boa com uma linha decente com uma carretilha bacaninha, as quais tenho até hoje e que ainda uso.

Diferente do tennis, que é amplamente difundido no brasil e conta com clubes, professores quadras de alguel e etc etc etc... O Fly ainda é uma modalidade de pesca esportiva relativamente obscura. Claro que vem sendo mais divulgado na web através de fóruns, sites e blogs (hehehe), mas são nos encontros de pescadores, como a Conflyria, o Papo fly (do Beto vaucher) ou das clínicas de arremesso do Gerson Kawamoto, entre tantas outras iniciativas é que se tem a verdadeira oportunidade de se castear com equipamentos diferentes e as vezes de até negociar alguma coisa "in Loco"

Enfim, é tudo uma questão de conhecimento, quanto mais se sabe sobre um assunto, melhor será qualquer tipo de decisão sobre este. Só depois de castear com algumas varas de fly bem diferentes entre si, você consegue desenvolver a percepção do que de fato você quer na sua pescaria. Mas o fato é que não podemos deixar passar a oportunidade de conhecer novos equipamentos (indpendente de marca, preço e etc) quando a oportunidade aparece.

Há, uma última coisa, ao ler descrições de varas de fly na web, nunca de importância aqueles comentários do tipo "Esta é a melhor vara já produzida", "O Ápice das varas de fly", "A minha é melhor que a sua"... Esse tipo de comentário além de só confundir, não quer dizer nada ! O que eu recomendo mesmo é procurar informações em fóruns (não só os nacionais) em sites web (tem muito site gringo bacana que oferece bons reviews sobre equipamentos) e por ai a fora...

De resto, o importante é decolar umas mosquinhas !



No comments: