17 December 2007

Peacock Herl


Quando me propus a atar minhas primeiras moscas, eu não tinha um roteiro definido do que eu iria atar ou ainda de quaisquer técnica a seguir. Inclusive já tratei deste assunto aqui no blog alguns posts atráz. 

Porém, um dos materiais que mais me chamava a atenção no começo da atividade era justamente o Peacock herl. Sempre achei mutio bacana o brilho do material, e o efeito que ele dá nas moscas no geral. A tonalidade e o brilho que ele traz a mosca é tão natural que sempre me impressiona.

A grande sacada do peacock, é que ele é um material que engana muito bem também ! Inicialmente, você pode imaginar que qualquer peacock server para atar, vai e compra muita pena em loja de artesanato, Caudas inteiras, afinal é tão barato né ?! Cinco Pilas e você faz a festa né ? 

Não é exatamente assim, quando você compra um material em lojas de artesanato, este geralmente possui fibras mais fracas, o que ocasiona o constante rompimento da fibra durante o atado, que diga-se de passagem, é realmente muito irritante. Notem que não estou dizendo que todo peacock comprando em loja de artesanato é ruim, sempre tem uma meia dúzia de fibras que dá para usar, porém a relação custo benefício se altera um pouco.

O peacock herl produzido para o atado, é longo, tem excelente resistência a tração, e via de regra tem uma cor muito mais vívida, de um verde bem intenso. O curioso que só descobri isso a muito pouco tempo, alguns meses de fato. E Acreditem, faz toda a diferença do mundo ! Outro fator pertinente também é o preço, a quantidade de fibras que vem em um pacote de peacock para atado, no caso específico da hareline (sem jabá aqui heim galera !), vem muita fibra, é notório que o material passou por uma seleção, as fibras tem o mesmo tamanho, ou uma variação muito pequena. 

Na hora de atar faz toda a diferença também. É muito difícil de quebrar, e enrola muito facilmente, tornando o atado de corpos de ninfas e dries em peacock muito mais simples e ainda fornecendo um resultado mais vistoso (aos olhos do atador claro, já do peixe não sei). 

Outra coisa que aprendi semana passada (enquanto atava uns stimulators) e prender todas as fibras de peacock herl ao anzol e segurar a outra ponta com um hackle plier, usando este para "torcer" as fibras levemente entre si, e só depois enrolar estas no corpo do anzol.

Mais uma vez recorro a um videozinho do Youtube para demonstrar a técnica. Geralmente escolho vídeos onde o atador fale pouco, ou que seja mais simples de entender, porém não achei nenhum simples o suficiente desta vez. O Cara fala muito, porém, imagino que a demonstração da técnica não necessite de muitas palavras, é realmente muito visual.

Espero que gostem !

No comments: