01 April 2008

O que mudou ?


No último sábado, fui fazer uma rápida pescaria de black bass.
Porém, a água estava muito suja, o clima esta louco, e foi uma pescaria pouco produtiva. Enfim, no meio da tarde, desisti de pescar e comecei apenas a treinar casts no geral.

Durante esse treino, resolvi fazer um teste com o comprimento do leader. Tirei o leader que estava usando (muito fino) coloquei um mais parrudo (2x ou algo assim) e adicionei uns 40cm de tippet compatível (3x). Fiquei arremessando até alcançar um bom controle de linha e conseguir arremessar bem de maneira confortável. 

Quando atingia este "patamar" adicionava mais uns 40cm de tippet (agora 4x) na ponta do tippet anterior. E dava sequência aos arremessos até atingir novamente um controle de linha que permitisse pescar com conforto.
Repeti esse experimento até chegar no 6x (mesmo por que não tenho 7x !) . 
Estou muito, mas muito longe de ser expert em arremesso ou qualquer coisa do gênero, porém este treino me mostrou de maneira muito clara como comprimento do leader influência no arremesso.

Na realidade não tenho nenhuma conclusão a respeito do assunto, e gostaria de propor aos colegas mosqueiros a tentarem este treino e posteriormente podemos todos compartilhar nossos achados nos fóruns já existentes na web ou ainda via comentários aqui no blog. 

A primeira impressão que tenho é que um leader maior, demanda muito mais do pescador em termos de precisão e "tempo" de arremesso, pois do contrário este não "desenrola" como deveria.  Porém, em termos de arremesso, ganhamos alguma coisa ?

Fica aqui a sugestão de treino!  
Aguardo a participação de todos !

No comments: