23 April 2008

O que as trutas estão comendo ?

"Mas o que as trutas estão comendo hoje ?" Elk Hair caddis ? Stones ? Bead head prince ? Ou ainda aquela super mosca inventiva que você atou depois do 3o. Trago e não tem bem certeza se é uma seca lastreada ou uma ninfa que flutua ?

Na realidade, descobrir essa resposta, faz parte de cada "momento" da pescaria. É uma coisa totalmente imprevisível. O que estava funcionando até cinco minutos atráz, agora já não faz mais sentido. Por que ? Por um milhão de motivos, talvez, por que a temperatura da água aumentou 1 grau perto do meio dia, ou por quê alguém passou poucos metros acima do seu ponto de pesca e levantou barro... Enfim... Uma série de coisas.

Porém, se pararmos e analizarmos as formas de vida presentes em um determinado trecho de rio ou margen de um lago, podemos então embasar a escolha da mosca a ser utilizada para aquele trecho em função dos resultados de nossos achados.

O vídeo a seguir, produzido pelo pessoal do excelente site Riosysenderos.com, demonstra técnicas bem eficientes de se identificar os insetos, larvas, ninfas encontradas naquele momento em um determinado trecho de rio. Ao assistir este video, você vai entender que não é necessário ser um biólogo, para identifcar e selecionar a próxima mosca que você deve utilizar !


No comments: