22 April 2008

Testes de equipamentos, balela ou coisa séria ?

Consegui recentemente um exemplar de uma revista de caça e pesca gringa A qual, na realidade, tem muito pouco material sobre pesca com mosca, dedicando grande percentual a caça de aves (creio que seja meio de temporara por lá) e umas outras tantas páginas sobre bait casting, spinning etc etc e tal... No geral a revista é bacana ! tem textos bem produzidos e tudo mais, se você conseguir comprar uma de vez em quando, vale a pena...

Nesse número em particular, a revista apresenta o famoso "Teste dos novos equipamentos para 2008" no qual a publicação mostra os 3 ou 4 melhores colocados no teste, bem como informações do fabricante, modelos anteriores preço sugerido entre outras informações comerciais.

Sendo muito honesto, sempre achei este tipo de "Teste" uma tremenda "prosopopéia clássica para acalentar bovinos". Nada mais do que um artifício de venda para anunciar novos produtos ao mercado.

O que achei curioso de fato, é que pela primeira vez (ao menos na minha parca experiência) , os métodos de teste são explicados brevemente para cada equipamento testado. O que na realidade é um tanto curioso, pouco científico, de valor questionável, sem metodologia, mas inegávelmente divertido de se executar (imagino eu ao menos).

O exemplo mais interessante que vi, foram os "testes" com carretilhas de fly. As carretilhas são congeladas por alguns dias (sim colega, do lado do frangão no freezer), depois vão para o forno por algumas horas. Depois dessa sequüencia, as carretilhas ainda são arremessadas contra a parede algumas vezes, amassadas e porreteadas.

As carretilhas que ainda apresentam integridade depois desta primeira fase, são analisadas, e daí sim vão para o teste prático, são carregadas com linha para o teste de freio. O teste de freio, consiste em algumas etapas, a primeira delas é amarrar a ponta da linha em um motorzinho de bancada e ir soltando e prentendo a frição até tirar toda a linha do carretel, ou fazer com que o frio pare o tal motorzinho (creio que o motorzinho seja uma furadeira ou algo do tipo).

A segunda parte, muito mais divertida, consiste em amarrar a ponta da linha em uma caminhonte, soltar todo o freio da carretilha e mandar o colega da caminhote meter o pé no acelerador, percorrendo uma distância de até 100 metros. Conforme o carro avança, a idéia é ir aumentando a ação do freio da carretilha até o freio da carretilha "Abrir o bico" detonando toda a carretilha ou no mínimo fazendo que o freio "espane"

As carretilhas que sobreviverem a estes testes, aparecem nas páginas da revista ! Simples heim !

Na minha concepção, estes testes, não são testes, e sim abusos do equipamento, podem até ser divertidos de se executar (principalmente com material "de gratis"). Talvez até provem a "durabilidade" das carretilhas de certa maneira, mas são de valor questionável para o pescador que está procurando informações sobre um novo equipamento.

Por que, vamos e venhamos, quem é que vai pagar 500 dólares em uma carretilha para tirar da caixa e meter no forno ? O teste do freio até que é legal, concordo, porém depois de esculhambar com o equipamento obviamente que a performance do mesmo não vai ser a mesma...

Enfim, se você tiver dúvidas sobre o que comprar, a melhor coisa mesmo, ainda é perguntar para os colegas... Afinal, quem é que quer saber de carretilhas congeladas ?

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