14 April 2008

Caviahue - Equipamentos e moscas




Conforme o prometido no post anterior, segue a lista de equipamentos e moscas utilizados em Caviahue. Como os colegas poderão notar, não é nada de mais, tanto em termos de caniço, linha e até as moscas.

Caniços : Recomendo levar um leve, e um mais parrudo, algo como um 3 e um 6 atendem muito bem. Lembrando que, o caniço mais parrudo tende a ser utilizado durante a maior parte do tempo. No meu caso, usei uma #3 Bambu do Beto Saldanha, e uma #6 ação "Truteira", porém as situações de apresentação delicada, são até escassas então um caniço "violento" também vai bem.

Carretilhas : Na realidade, tanto faz... Para a Lago Trolope, uma carretilha com freio bacana é legal, pois existe uma grande chance de você engatar trutas de bom porte que vão até exigir freio. Enfim, tanto faz... Independente do fato de você utilizar spool extra ou uma carretilha para cada linha, esteja sempre pronto e disposto a trocar de linha rapidamente, as condições variam de um minuto para o outro.

Fly Line : Sinking tip compatível com o caniço mais pesado, Coisas como Teeny funcionam muito bem ! Uma razão de "Afundamento" (ou de "profundização" como diria Jânio Quadros) rápida é muito recomendada para os lagos e trechos de rio mais profundo. E claro, Linha Float para ambos os caniços, nada muito agressivo como shooting, mas também nada muito light quanto um DT, WFF está de excelente tamanho.

Moscas : O grande diferencial ! Moscas !! Bom para pescar de fundo, não tem muito segredo, Woolies, Muddlers, Marabou Muddlers, Zonkers, Bunnies, Streames de Zonker também. Disparadamente, a cor café foi a mais produtiva !! Zonkers em cor Café foram disparadamente a melhor mosca para se pescar no fundo. Já no departamento das moscas secas, Madam X com patas pouca coisa maior, para dar bastante movimento foi matadora. Terristrials, formigas de EVA (não tão gigantes quanto as chernobills) e assemelhados também deram bons resultados. Elk hair caddis, adams, Adams parachute e Humpy sempre em marrom e bege deram bons resultados também ! O tamanho das secas varia muito de 14 até 18 me pareceu adequado. as terrestres em 10 e 12

Leaders e Tippets : A recomendação do guia era se utilizar leaderes de 9 pés 2x com tippet 3x. Por mera teimosia (que teve seu preço) utilizei leader 4x com tippet 5x... Vai do gosto também ! Para os dias de pescaria com secas menores nos tramos mais secos e curtos do rio Trolope, faltou leader e tippet de fluocarbono...

Indumentária Mosqueira : Wader, Wader shoes, Anorak leve, agasalhos e abrigos de montanha também são muito recomendáveis. Dependendo da época pode-se enfrentar um frio um tanto mais intenso, logo vale a pena consultar o guia na semana anterior a viagem. Minha impressão sobre o clima lá é um tanto simplista, como se segue : Temperaturas mais baixas que Junim, lembra ausentes no fim de junho, mas não chega a ser de "congelar a alma".


No comments: