30 April 2008

Truta canário



Não, não descobrimos mais uma variante na família do nosso salmonídeo preferido ! Outro dia depois do almoço, dando uma fuçada na web, achei um texto no estilo "cultura inútil" no site da revista "American Angler", que conta do emprego de trutas para controlar a saúde de rios e reservatórios de água.

Em 1992, alguma coisa "estranha" aconteceu no rio Thompson no Colorado dizimando milhares de trutas. A cause de fato nunca foi descoberta. Mesmo com a intervenção de diversas entidades, como universidades, entidades de preservação do meio ambiente, e grupos independentes de pesquisa, nada foi descoberto. Porém cada grupo tinha seu "suspeito favorito", sendo que o primeiro a ser apontado como grande vilão foi a usina hidreléctrica que se vale do rio Thompson.

Jhon Perrine, encarregado da estação hidroeléctrica, se viu no dever de defender seu ganha pão, e para isto, se valeu de uma "relíquia histórica" da era de ouro da mineração de carvão no estado do colorado. O conhecido "Canário de Mina". Como o canário é um tanto sensível a qualidade do ar, em especial a partículas suspensas e gases, via de regra, os mineradores trabalhavam sempre prestando atenção no canário... Se o bicho morresse era o alerta para abandonar a mina, pois o ar já não estava mais "respirável".

Enfim, a idéia foi então achar alguns "canários" aquáticos (no caso trutas arco- íris), que residiriam em tanques nos quais a água tratada na hidroeléctrica fluiria. Assim, se a água estiver imprópria para ser devolvida ao rio,  as trutas "avisariam" que algo de errado aconteceu.

Já fazem 15 anos que as trutas canários auxiliam no controle da qualidade da água. E, segundo a matéria original, nunca cumpriram com seu dever de alertar com a vida sobre uma possível doença no rio.  

Curioso não ? Ao invéz de torrar a verba em laboratórios "on site" para realizar exames de controle de pureza, basta apenas alocar algumas trutinhas na estação de tratamento e observar se estão ok... Claro, não é aplicável no mundo todo... mas não deixa de ser uma excelente idéia !

 Há um link sobre os canários de mina !

No comments: