30 March 2008

Patagonia 2008 - Entre Cordilheiras e Trutas - Parte 4

Quarto dia de pescaria ! O plano era pescar no último tramo do rio Trolope, antes da cachoeira, ou salto como queira, tramo que na época que estávamos por lá já se encontrava um tanto raso. Tramo estreito, raso e com um ou outro rápido e poções de água muito transparante significa uma coisa : Pesca com mosca seca com equipamento leve ! Exatamente o tipo de pescaria que gosto ! Logo cedo eu já estava na adrenalina para começar a pescaria ! Não via a hora de castear com as varinhas de bambu., usando mosquinhas menores, no Estilo como diriam alguns.

Depois de preparar todo o equipamento e escutar as instruções do guia sobre como seria a pesca naquele dia, seguimos para o rio Trolope cruzando este no mesmo ponto que utilizamos na pescaria do primeiro dia. Porém desta vez ao invés de subir o rio descemos até poucos metros a frente da primeira corredeira, atingindo um pequeno poço de águas transparentes e calmas.

Passamos então a procurar sinais de atividade na água, coisas como insetos caindo, trutas subindo e essas coisas que só quem gosta de pescar com mosca sabe o qual legal é ! Um par de passos a frente e nos deparamos com a situação sonhada ! Trutas caçando pequenos insetos perto dos juncais. A situação pedia um cast mais até que longo, e bem preciso. Era necessário por a mosquinha poucos centímetros a frente da truta.

Lá vamos nós ! Primeira tentativa, faltou uns dois palmos para chegar na posição desejada, deixa a mosca derivar na fraca correnteza do local e tenta denovo. Segunda tentativa, mosca apresentada na posição desejada, cai suave na água, o leader não está tão esticado quanto gostaria assim como o fly line, fazer o quê ? Tá feito tá feito !

E a Ansiedade sobre junto com a truta !! Mas derrepente a truta para algumas polegadas a baixo da mosca e lá fica ! Por segundos a fio estudando minha mosquinha, meu coração dá uma disparada, e a truta lá ! O guia me orientava, "não se mexa" !! "Não trema" !! "Cuidado" ! Hoje penso que ele estava com a adrenalina tão alta quanto a minha ! E não mais que derrepente a truta, sem o menor respeito dá aquela volta de 180 graus e vai para o fundo do poço, refugando minha tentativa de fisga-lá. Broxante !

Mas não tem nada não, vamos para uma nova tentativa, agora com uma mosca com o corpo um pouco mais escuro que a anterior. Apresento a mosca um meio metro à frente do local anterior, e não mais que derrepente uma truta sobre e bate na mosquinha, sem a menor cerimônia ! E também sem grandes cerimônias ela vai para meu net, para ser posteriormente fotografada e devolvida ao rio !

Trutinha Faminta !



Essa pescaria de mosca seca rente aos juncais, rendeu muita adrenalina ! Muito pique perdido devido sempre a ansiedade no momento da fisgada.

Em um cast meio desleixado, minha mosca caiu mais ou menos meio metro antes do juncal ao meio da fraca correnteza do rio Trolope, deixei derivar para não comprometer o ponto, quando derrepente : PIQUE ! E que susto ! uma truta, bate vorazmente na mosquinha !

Truta no susto !



Na realidade, meio que sem querer, descobri um ponto mais divertido e produtivo de se pescar do que os juncais ! Era só lançar a mosca bem ao meio da corredeira, meio metro a frente do juncal mais ou menos, e deixar derivar ! Essa brincadeira rendeu uma série de trutinhas de palmo ! Realmente muito divertido !

Continuamos descendo o rio, e a cada tantos passos, uma parada estratégica para averiguar a atividade das trutas ! Se avistávamos uma truta, um de nós decolava uma mosquinha e fazia sua tentativa. Geralmente nesses lugares, só havia espaço para um pescador tentar. E no visual, se você errar a apresentação ou ficar executando muitos false casts a truta simplesmente some !


E durante a caminhada, mais paisagens interessantes


E assim seguiu todo o período da manhã ! Diversão e adrenalina em altas doses !!
Chega a hora do almoço, e eu em particular estava com o estômago nas costas ! Mas a pescaria estava tão boa que foi muito difícil de parar de pescar !

Ponto de encontro para iniciar a caminhada de volta



Depois de uns bons goles de vinho e um lanche muito bom, armamos o material para continuar a pescaria. Novamente, seguindo o plano do guia, pescaríamos as primeiras horas da tarde com linha sinking tip no mesmo lugar que pescamos no primeiro dia, e depois desceríamos o rio até atingir as proximidades do salto do rio Trolope, onde novamente pescaríamos de mosca seca.

Eu até armei o equipamento para pescar com linha sinking tip, até fiz uma meia dúzia de casts ! Mas depois da adrenalina vivida na parte da manhã, a pescaria de fundo perde a graça ! Conclusão : Meia hora depois eu, Mário, Rubinho e Zé estavámos trocando a linha sinking tip por float e seguindo para a pescaria de mosca seca.

Claro que o guia nos alertou quanto a produtividade, que o horário ainda não era legal e tudo mais... Mas e dia ? Todos já estávamos pescados e acredito mesmo é que buscávamos a emoção de levantar trutas com stimulators e assemelhados !

Ao chegar aos pontos onde iríamos começar a pescar, observamos que não haviam trutas "à vista", sem eclosões ou ainda sem qualquer atividade de insetos terrestres a cerca das margens,
resolvi iniciar a empreitada com moscas grandes, como stimulators de cores mais claras.

Conforme o tempo progredia, minha estratégia provou estar completamente equivocada. Foi só quando desisti das stimulators e passei para Elk hair caddis, se não me engano em anzol 16, tive o primeiro e melhor resultado da tarde !

Acalmando a Danada !



Dá-lhe !



Uma curiosidade que notei foi que moscas atadas no mesmo tamanho de anzol, só que com menos material, apresentaram melhores resultados. Como minhas elk hair caddis eram relativamente diferentes entre si, com mais ou menos material, notei que sempre as moscas menores e até com menos hackle resultaram em boas capturas.

Depois de acertar o tamanho da mosca e a forma com que cada região do rio pedia a apresentação da mesma, foi só alegria ! Muitas ações, algumas capturas, trutas menores, porém muito divertido !

Este quarto dia de pesca, na realidade foi o dia que mais aproveitei. Não peguei nenhuma "trutona" como nos dias anteriores pescando de fundo. Porém a pescaria de mosca seca no visual, é de uma adrenalina insuperável ! Gosto tanto deste tipo de pescaria que realmente não me importaria de ficar mais uns dois ou três dias em Caviahue atráz das trutas !

Um dos melhores trechos para mosca seca


Trecho bem raso do trolope.


A última região do dia


As 20hs os últimos casts do dia


E chegamos ao fim do quarto dia de pescaria, último dia "inteiro" de pesca. Ainda estava programado para o quinto dia uma empreitada durante toda a manhã em outra região do Trolope.

Fim de dia !


E para aquela noite, em celebração a excelente pescaria, fomos jantar em copahue, desta vez mais um cabrito assado a moda patagônica regado a vinho e acompanhado pelas excelentes empanadas do local ! Por sinal, as refeições em copahue foram tão boas que depois vou postar um "prólogo" sobre o assunto.


No comments: