03 April 2008

Líder Torcido


Na realidade, não gosto muito de utilizar lideres torcidos. Prefiro utilzar lideres cônicos sempre que possível, ou ainda lideres simples, feitos a "moda clássica" com nós mesmo.
Muito raramente, quando utilizo equipamento mais pesado, linha full sinking, e streamers pesadões, até uso o líder torcido. Por que ?

Não tenho uma resposta muito coerente para a indagação. De maneira prática, durante uma clínica de arremessos ministrada Pelo Gerson Kavamoto, Ele notou que eu estava utilizando líder trançado, e como exercício, substituiu este por um líder de monofilamento de 3 partes (o famoso 60-20-20). Consegui perceber a diferença no cast e principalmente no instante de se finalizar o arremesso. Desde então deixei de utilizar liders torcidos Quase que por uma
preferência pessoal.

Porém, existem alguns aspectos interessantes sobre os líderes torcidos. A durabilidade, creio que seja incontestável, a tradição, tem muita gente no mundo todo que só pesca com líder torcido. E se você é do tipo que realmente gosta de por a mão na massa, pode fabricar seus próprios liders sem grandes problemas !

No comments: