29 April 2008

Tempos Modernos ?


Outro dia achei um pequeno trecho de um texto publicado inicialmente no "The fishing Gazette" edição de 1904 e posteriormente reproduzido na revista "Fish & Fly" como parte de um artigo um tanto recente sobre a correria do dia a dia, a batalha diária pelo dinheiro versus a real necessidade de nós pescadores acharmos um tempo para ir pescar.

O texto do fishing gazette tem literalmente mais de cem anos de idade porém é inegávelmente atual. Curiosamente as preocupações dos pescadores de um século atraz, não são tão diferentes das nossas. Segue um pequeno trecho do texto traduzido :

" Nós nos encontramos tão amarrados em nossa busca pelo essencial dóllar, que perdemos os melhores e mais inocentes prazeres que este velho planeta Terra pode nos oferecer.

Depois que a juventude acaba, o tempo voa, e não conseguimos finalizar metade de nossos deveres e compromissos.
Logo, a única coisa sensata e sensível a fazer é é desistir de todas as atividades essenciais a vida de maneira a nos enterrar nas tediosas tarefas do dia a dia. A primera delas é a Pesca com Mosca.

Porém, homens tão inteligentes como Henry Thoreau, eu não acredito que ele seja um grande pescador, mas ele "construiu" tempo na
vida, para viver a vida que ele desejava viver, ou ao menos o que ele considerava ser o melhor para a sua peculiar forma de ser. (...) Thoreau decidiu viver em uma casa humilda, uma vida humilde, porém de maneira a conseguir ir pescar sempre que sua mente o sugerisse."

Ou seja, mais de cem anos se passaram e os pescadores de mosca continuam a buscar o tênue ponto de equilíbrio entre o tédio secular do dia a dia e a paz de espírito de estar em meio natural, com água até a linha da cintura casteando uma mosquinha qualquer e esperando que um peixe nos brinde com alguns bons momentos de briga, para depois voltar ao leito do rio.


O Tal Thoreau

No comments: