27 April 2008

Cuidados com o caniço



No número 19 da excelente revista digital do colegas do Fogon Mosquero, além um grande conteúdo sobre pesca e atado, encontra-se também uma rápida matéria de como cuidar do caniço ao longo da pescaria.

Tomei a liberdade de traduzir (ainda que de maneira macarrônica) e publicar aqui as dicas (de maneira resumida), pois percebi o quão errado eu procedi na hora de armar o equipamento em algumas pescarias. Não sei se é novidade para todo mundo, porém, cuidado nunca é demais !

Vamos as dicas :

    1. O Caniço é o último equipamento que se arma ao começar um dia de pesca.
    2. Sempre armar o caniço longe dos demais companheiros de pesca.
    3. Nunca apoiar o caniço em espelhos retrovisores de carros ou mesmo em qualquer outra parte. As portas não perdoam !
    4. Nunca transportar os caniços armados, mesmo que por um pequeno trecho de estrada nunca deixar a ponta do caniço para fora...
    5. Quando estamos descançando, ou nos reunindo para o churrasco, deixe o caniço longe apoiada em algum arbusto (seco de preferência) nunca aopoiado diretamente no solo.
    6. Ao começar a pescar, sempre observar os arredores, identificando pontos de enroscos (o popular Macaco)
    7. Tenha em mente que armar e desarmar o caniço ou ainda trocar de carretilha ou de spool é uma operação rápida...
    8. Sempre ao terminar o dia de pesca desarmar o caniço e guardar no estojo apropriado (ou ao menos em local bem seguro).
    9. Mesmo que você siga todas estas regras, por via das dúvidas, sempre leve um equipamento reserva.
    10. Agora, se seu caniço quebrou na corrida de uma Marron grandona ou num salto de uma arco-íris, ai sim : "Congratulações !" e um brinde pelo momento memorável !



No comments: