07 November 2007

E como é que é que eu começo ?


Entrar numa atividade nova, é sempre um desafio, um desafio contra nós mesmos. Para muitos, ou para mim pelo menos, uma questão de persistência e insistência.

Claro que na pesca com mosca, a coisa não é diferente em absoluto. Existem algumas maneiras de se aprender a decolar as mosquinhas, acredito que não existam formas erradas, apenas a mais correta para cada indivíduo. Afinal cada um tem um jeito muito particular de aprender. Como a pesca com mosca é uma atividade acima de tudo recreativa e que está muito associada a qualidade de vida, convívio com a natureza e tudo mais, eu sou partidário de que o aprendizado também deva ser muito "Entretenido".

Eu fiz muito errado no começo, depois que vi um colega pescando com mosca, achei aquilo o máximo, no outro dia cedo, já fui a compra de um conjunto para começar a pescar. Olhando para tráz creio que não foi a coisa mais experta que fiz. Porém até que funcionou, me ajudou a desenvolver o gosto pela atividade.

Pensando então no meu começo na modalidade, montei uma lista das maneiras de se começar a praticar a pesca com mosca, de maneira um pouco mais calma e pensada, principalmente evitando gastos desnecessários e decepções.

  1. O Auto didata : Essa foi minha primeira escolha, pois como não conhecia ninguém que praticasse, e também por fazer parte do meu dia a dai, estou acostumado a fuçar novos assuntos e ir atráz de recursos como livros e etc até aprender algo de fato. Até que funciona com a pesca com mosca. Para quem quer aprender sozinho, algumas dicas são :
    1. Antes de comprar Vara, linha & carretilha, compre Livro, DVD & outro livro !
    2. www.google.com - funciona muito mais se você consegue ler bem em inglês.
    3. todos os fóruns de pesca com mosca e a caterva do nelsão !
    4. Em inglês, existem muitos livros de Pesca com mosca, para inicio, o "The complete idiot guide to Fly fishing" é muito bom !
    5. Em português, tem o livro do Paulo Cesar, Pescando com Mosca. Mandatório para qualquer praticante da modalidade, o livro é um verdadeiro compêndio do esporte.
    6. DVD em inglês , tem todos do Mel Krieger, da Sra Joan Wulf entre outros.
    7. DVD em portugues tem o do LF Pinheiro, que é bem bacana !
  2. Participar de um curso : Esta na minha opnião é a melhor maneira de se começar na modalidade. Dependendo da cidade onde você se encontra, existem diversas opções de instrutores e cursos, aqui vão alguns deles :
    1. Em SP, tem a FlyCast, O Betinho , O Rubinho entre outros.
    2. Em Curitiba e creio que Paraná no geral tem o Beto Vaucher da Fly Sul
    3. Tem também oLF Pinheiro que ministra seus cursos no Rio Auriaoca, em Itamonte se não me engano.
  3. Treinar com um amigo mais experiente - Este também funciona muito. Marcar não apenas pescarias, mais tardes de treino em qualquer PP que ofereça condições é altamente recomendável !
  4. Todas as anteriores - Claro, que com o tempo, quem aprendeu sozinho tende a fazer um curso, quem fez um curso tende a comprar livros e aprender coisas por si só e por ai a fora.
Depois de aprender por conta, frequentar um curso, ou ir aprendendo com amigos, é uma excelente idéia também participar de clínicas de arremesso, encontros de mosqueiros e etc... São nestas oportunidades que nascem novas parcerias, novas oportunidades de pesca etc...

Outro grande passo também, e muito discutido, é a escolha do material para iniciar... Bom, creio que este assunto vou deixar para uma próxima oportunidade !

2 comments:

Unknown said...

Cara, cheguei até aqui pelo flyfishingbrasil, tá massa teu blog! Quanto mais gente difundindo o fly melhor. Só não desanime com a falta de comentários pois o blog ainda é uma novidade pra muitos e não se tem o costume de comentar ainda.(que é um feedback importante pra quem tá escrevendo)Toca o barco, pode ser que ninguém comente mas muiots lerão com certeza e teu recado estará sendo dado.
abraço! e te abaixa que lá vem a mosca!
Igor
PS: libera o blog para comentários de quem não tem conta no google, tive que logar com o mail de um amigo!

Unknown said...

Cara, cheguei até aqui pelo flyfishingbrasil, tá massa teu blog! Quanto mais gente difundindo o fly melhor. Só não desanime com a falta de comentários pois o blog ainda é uma novidade pra muitos e não se tem o costume de comentar ainda.(que é um feedback importante pra quem tá escrevendo)Toca o barco, pode ser que ninguém comente mas muiots lerão com certeza e teu recado estará sendo dado.
abraço! e te abaixa que lá vem a mosca!
Igor

PS: o blog só libera para comentários quem tem conta no gmail/google, não seria interessante liberar pra todos?