06 November 2007

Conservação : Esperar ou agir ?

Não há duvidas que a internet é uma grande fonte de informação, que se acha de tudo, para o bem ou para o mal dentro de uma determinada esfera de conhecimento. Um dos meus serviços favoritos da "REDONA" são justamente os fóruns de discução, mais especificamente os fóruns de pesca com mosca.

De fato, aprende-se muito nos fóruns de discução, existem excelentes debates, muitos textos e relatos de pescarias muito interessantes, bem escritos com fotografias excelentes e cheios do bom humor brasileiro.

É farto também nos fóruns, as tantas críticas as diversas instâncias do governo, hora em função da falta de atenção a natureza, hora sobre as licenças de pesca, mas basicamente, uma das linhas de pensamento mais comuns que se observa é : Fulano foi no rio XPTO, achou umas armadilhas/redes, um vasto estoque de garrafas pet, põe seu relato no site e termina com a frase : "CADÊ ESSE MALDITO GOVERNO QUE NÃO FAZ NADA ?"

Claro que os governantes estão fazendo alguma coisa. Alguma coisa em benefício próprio, em benfício de alguém mais ou rifando algum patrimônio da nação. É moral, ilegal e não presta, mas fazer o que ? Fazer o quê ? Mas dá para fazer algo ?

Sim dá !


A máquina capitalista, aliada as demandas do mundo moderno bem como diversas características pouco louváveis do ser humano, faz com que governos, comglomerados empresariais e e demais engrenagens do sistema voltem suas garras para os recursos naturais.
Afinal, todo mundo quer energia elética, silício (extraido do fundo de rios) remédios e demais proventos da cultura extrativista. Alguém tem que suprir essas demandas...

Porém, existem grupos de pessoas, que vão muito além de reclamar, e que para garantir que seus filhos e netos também possam apreciar o vôo da mosca, ou ainda para manter as tradições vivas de seu povo milenar, deixam o conforto de seus respectivos lares e vão de fato a guerra da conservação.

No Alaska existe uma iniciativa que chega a ser emocionante, os nativos da região de Bristol Bay, se uniram para proteger o último grande pesqueiro de salmão selvagem, e para tanto, lutam contra a instalação de um sistema de mineração a céu aberto, o qual arruinaria com toda uma região de natureza selvagem. E não são apenas pescadores esportivos, pescadores que fazem seu sustento da pesca do salmão, depositam o futuro de suas familias na conservação da área.



*
Na argentina existem outras tantas inciativas de conservação dos rios patagônicos, e das áreas de pesca de dourados. No Chile também, iniciativas, até radicais, mas que mostram seu resultado. Na Venezuela, a pesca esportiva do Tucunaré está impulsionando, ainda de maneira discreta, a economia local.

Mas e no Brasil ? Bom no Brasil nós culpamos o governo que culpa alguém e que vai chorar para a ONU ? Transformar a amazônia em patrimônio da humanidade ?

Existe pequenos grupos de pessoas especiais que se lançam, em pequenas empreitadas para conservar trechos de rios, alguns mangues e principalmente espécies de peixes.

Um destes grupos é o pessoal do rio grande do sul responsável pelo projeto Graxaim Carçado, que conta com reposição de trutas no rio Silveira, Gerando então, em função da pesca esportiva, novas oportunidades para a econômia local. Ainda nas Trutas, existem o grupo de pescadores do rio de Janeiro (galera do Mosqueiros do rio) que tomam diversas iniciativas para manter o rio macaé de cima povoado de trutas, efetuando diversas ações de repeixamento e ainda procurando por em pontos estratégicos do rio placas informativas sobre a pesca esportiva.

Ainda existem projetos como o SOS Robalo, diversos repovoamentos de black bass em lagos /lagoas e represas de SP entre outros.

Porém, ainda somos muitos os que reclamam e poucos os que de fato adotam um curso de ação para ajudar o meio ambiente, para garantir a próxima temporada de pesca e por ai a fora.

Em tempos modernos toda ação conservacionista conta !!! Se você não vê o grande barato de fazer uma ação de repeixamento, ou ajudar em campanhas de conservação, você ainda, durante sua pescaria, pode colaborar com a natureza recolhendo garrafas pet, latas, sacos plásticos entre outras pequenas ações que fazem a diferença hoje e faram uma grande diferença em um futuro não tão distante.

É eu sei que a próxima frase é meio piegas, mas é "Vero" como diria o meu avô :

O que podemos fazer hoje para termos um amanhã ?


No comments: