20 November 2007

Feriado Prolongado, Chuva Prolongada

Acabo de voltar de 6 dias de estada em Ilha Comprida, na região do Vale do Ribeira SP. Região muito conhecida pela abudância na pesca, e claro, pelas praias. Por sinal, frequënto a ilha comprida desde, provavelmente, meus 6 anos de idade. Foi lá que comecei a pescar, pesca de praia na época, com aquela chumbadona triangular gigantona, com umas varas telescópicas bem gigantes também e claro, isca viva (Corrupto, caramujo de areia, camarãozinho). Isso tudo muito antes de sequer ouvir falar em fly.




Choveu o feriado todo, ao que me lembro, foram +/- um dia e meio com um tímido sol. Mas no geral tava jóia ! Li um livro muito bom quase que inteiro e ainda, como já previa chuva e mau tempo, levei uns dvds de pesca com mosca para assitir, O primeior deles foi o do Lee Wulf ( The Lee Wulf Masters) DVD Duplo que mostra as melhores pescaria do Mestre dos mares Segundo o Thiago Zaneti (que por sinal me vendeu o DVD)

O vídeo em si, é bem legal, mostra muitas pescarias de salmão no Alaska, bem como diversas pescarias de peixe de bico em mar aberto. Uma das coisa que mais admiro no Lee Wulf é a simplicidade com que ele trata da pesca com mosca. Um dos grandes méritos deste vídeo é também mostrar que o mestre é humano e também erra ! Numa das cenas, com um Salmão "Grandinho" na ponta da linha a carretilha se desprende da vara (aquela varinha de bambu #3 se não me engano, curtinha que se tornou uma das marcas do Lee) e o mestre sem perder a calma faz o que pode para recuperar o equipamento e voltar a pescar. Detalhe, Ele não só recupera a carretilha como também põe o salmãozinho no net !

Outra Série de 3 DVD's bem bacana também é a Walkers Cay Chronicles, principalmente para quem gosta de pescaria em água salgada, a série mostra diversas pescarias de Tarpons, permits e bone fishes. Muito bem produzido. Um pouco cansativa só.

Neim só de Chuva e DVD de pesca vive um feriado chuvoso ! Também tem a caipirinha, a porção de camarão, Siri Mole (iguaria lá do vale, quando eu conseguir uma foto, ou ao menos uma explicação decente eu posto aqui)






Até levei um equipamento de Pesca com mosca, um punhado de Crazy charlies, minha idéia era, mais uma vez arriscar uns arremessos na praia. Acabei deixando a vara quieta no tubo mesmo. Muita chuva, muito vento, e quando o tempo melhorava, a praia entupia de gente gente desesperada por alguns momentos de diversão.

Tenho meus receios em pescar de mosca em praia lotada, afinal, você nunca sabe quando alguém vai estar exatamente atráz de você durante um backcast, em especial crianças. E realmente, ninguém quer interromper o descanço por um acidente causado por uma Crazy charlie no meio da testa de alguém.

Nunca tive sucesso pescando de fly na praia também. Tenho lido sobre o assunto, procurando informações com quem sempre pratica a modalidade, mas até agora nada ! Caso você já tenha tido sucesso numa empreitada em Ilha comprida, Cananéia e arredores, mande um comentário !


No comments: