21 November 2007

Woolly !!




Woolly buggers, Wooly Worms, Woolly wet, Woolly Dry e por ai a fora, a lista de "Woollys" é praticamente interminável. Mal falada pela facção purista de atadores/pescadores , largamente utilizada por muitos. Seja como for as Woollies são patterns simples de serem atadas, de baixo custo, algumas das suas variações bem simples de serem utilizadas em pescarias entre outras virtudes.

Segundo o livro Wooly Wisdom, a primeira woolly foi a Woolly bugger, atada com um tuffo de marabou formando a cauda e tendo o excedente do material enrolado no corpo da mosca para dar o volume e um pequeno hackle apenas a frente, perto do olho do anzol.






Creio que a necessidade e a criatividade dos atadores se encarregaram evoluir as woollies adicionando chenille mais hackle brilhos, lastro, pernas de borracha lã.. e etc.


Se o atado tem por objetivo, imitar a natureza, o que de fato uma woolly bugger imita ? Basicamente, nada e tudo ao mesmo tempo. É o chamado coringa. o que de fato uma woolly bugger faz, no geral, é gerar uma impressão acustica (espécie de rastro) a qual é muito atrativa para diversas espécies de peixes. Em especeial, e no geral os salmonídeos (Salmão, Stealheads, Trutas arco iris, Marrons, Brokies). Essa impressão acustica varia muito de acordo com as quantidades de materiais e a disposição dos mesmos durante o atado. Mais marabou e menos hackle causa um tipo X de impressão, menmos marabou, mais hackle e um bead head causam um tipo Y de impressão acustica por onde passar.

Se a mosca que deixou o rastro X vai funcionar melhor que a que deixou o rastro Y, realmente só Deus sabe. Isso vai variar muito, e vai variar em função de fatores como :
    1. Habitat (que tipos de peixes e crustáceos vivem naquela região)
    2. Temperatura, pressão barométrica, humidade do ar e etc...
    3. habitos alimentares dos peixes da região em que se pesca.
Um fator curioso, e que levanta muita discussão entre atadores e pescadores, é a cor da isca. Segundo o livro citado acima, a cor é menos importante que o formato geral da Woolly (note que isto só se applica a woollies). Em uma escala de importância de 0 (menos importante) a 10 (mais importante) o formato da woolly é 9 a cor é 4.

Eu quase que não concordo com essa escala de valores, mas até que faz sentido, sempre acreditei que a cor mandava no jogo, mas se pararmos para pensar o formato e o rastro que as woollies deixam na água pode vir a aguçar um peixe mais rapidamente do que apenas o estimulo da cor (lembrando que algumas espécies não distinguem cores).




Outro fator interessante é que geralmente, confundimos Wollies com Pancoras. O que não é bem verdade. Uma pancora não é um coringa. A pancora visa imitar um crustáceo largamente encontrado na patagônia e em alguns rios do Brasil também. Essa confusão é bem comum, mesmo por que ambas tem o mesmo aspecto e utilizam materiais bem semelhantes.




Apesar da reconhecida eficiência das Wollies, elas tendem a funcionar melhor quando os peixes estão se comportando de maneira oportunista, ou seja, tiram vantagem de todas as oportunidades de se conseguir alimento. Já quando os peixes estão se comportando de maneira seletiva, as woollies não são tão efetivas, então aconselha-se mais a utilizar outros padrões que de fato imitam insetos e etc... Ou Alguma variação de woolly!

1 comment:

Anonymous said...

Cara estão massa os posts, continue!