10 November 2007

Dia de Chuva é dia de Atado !




Sábado chuvoso, dia bom para ficar em casa, assistindo TV, comendo pipoca, sem nada para fazer... Bom isso era antes de eu conhecer a arte do atado !

Quando comecei na pesca com mosca, basicamente pescando em Pesque e pagues, não prestei atenção no atado arte que se dedica a montar justamente as moscas que se se usa para pescar. Na época eu pensava que era muita coisa para aprender, todo o esquema novo do fly, e ainda ter que aprender a fazer as iscas ? E se eu não as fizesse direito ? como eu iria saber o que está errado : O cast ou a mosca ? Ou os dois ? Então decidi apenas comprar moscas prontas e foi isso que fiz no meu primeiro ano de pesca com moscas.

Depois da primeira visita as trutas gaudérias de São José dos Ausentes, na qual tive a oportunidade de conhecer outros mosqueiros, pude perceber que atar moscas era algo absultamente diferente do que imaginei que fosso inicialmente.

Até então eu só conhecia moscas atadas por atadores profissionais ou no mínimo muito experientes. Na internet, quando buscava informações sobre o atado, encontrava muita coisa sobre moscas realistas com muitos detalhes e pensava : "Prefiro pescar, esse treco de atado não é para mim !" . Em Ausentes porém, pude perceber que eu não precisava de toda aquela habilidade e aquela infinita lista de materiais e equipamentos de atado que via na internet. Notei que a atividade poderia ser muito mais simples do que eu imaginava.

Bom, comecei a estudar o assunto do atado com mais calma, e fui comprando os equipamentos um por um. Morsa, bobin, wip finisher, tesouras, bodykins pliers e por aí a fora.

Atar moscas também tem lá suas dificuldades para o inciante, pricipalmente se como eu, você for um iniciante muito ávido que não resiste ver um passo a passo na internet e não tentar atar. E é exatamente esta avidez o maior inimigo do atador principiante.

Todo livro de atado, todo atador experiente, todo site dedicado ao atado recomenda aos inciantes começar por uma mosca específica que é justamente a famosa : WOOLY BUGGER
adorada por alguns, mal falada por outros, mas a wolly bugger é o tipo de mosca que você sempre tem que ter na caixa !

Bom, se tudo mundo recomenda, vamos atar wooly buggers !!! Daí eu fiz uma, duas, três, dez vinte Woolys e... E era uma pior que a outra ! Uma tortinha, outra paraceia um patuá pataxó, daí pensei comigo : Acho que já está bom de wooly vou tentar atar outra mosca !! E este foi um terrível erro, que só percebi muito tempo depois : Eu não tinha acertado a mais básica das moscas para se atar e já pensava em atar algo diferente !! ??



Bom, para resumir uma longa história, atei muita mosca errada, que não serviram absolutamente para nada, só gastei material ! E só percebi isso, quando passei a comparar as moscas que eu atava com algumas moscas que eu tinha comprado antes de começar a atar. E foi ai que criei meus critérios de atado, quase que um six sgima do atado de moscas, o qual apresento a seguir :

      1. Mosca feia não voa : Depois de atar uma mosca, compare ela com outra (pode ser uma foto, ou uma outra mosca que vc tem há mão de modelo) compare ambas. A que você terminou de atar, tem que no mínimo estar nas mesmas proporções da sua mosca modelo. Nenhuma mosca é exatamente igual a outra, porém elas reservam características que devem ser mantidas (comprimento da cauda, tamanho do hackle, tamanho do corpo). Se a mosca ficou feia parecendo um patuá pataxó a solução é : ESTILETE NELA !
      2. Atando uma nova mosca : Se você prentende atar uma mosca que nunca atou, e vai seguir uma receita que achou na web, primeiro : Estudo muito bem a receita antes de começar. Alguns sites fornecem fotos de alta resolução que são excelentes para você estudar as características dela antes de começar a atar.
      3. Material ruim, mosca pobre : você pode atar a mesma mosca, ou pelo menos algum muito próximo a original, usando uma infinidade de materiais diferentes, dos clássicos aos sintéticos passando pelos discutidos alterneativos. Porém existem materiais os quais você não pode abrir mão da qualidade como por exemplo o fio de atado, chenille penas e pêlos. fio de atado ruim quebra o tempo todo, pena ruim defaz no anzol, pelô ruim corta na hora de prensar. Então recomendo cautela !
      4. Calma gafanhoto ! : Moscas como a Dave's Hopper, Royal wulf, Mudlers no geral são moscas muito chamativas aos olhos do pescador e principalemtne do atador principiante afoito ! Com o tempo, você vai atar estas coisas, mas para o começo atenha se mais a padrões como as wooly buggers, wooly worms, Bead head prince e moscas que usam pouco material em sua construção. Estas moscas podem ser básicas, mas para atar elas você vai praticar todas as habilidades as quais tem que ter domínio para atar as mais complicadas.
      5. Qualidade versus Quantidade : Alguns atadores medem sua eficência em moscas atadas por hora. O imporante para quem ata por diversão e para consumo próprio é a qualidade da mosquinha ! a velocidade vem com o tempo.
      6. Ferramentaria : Existem ferramentas e ferramentas de Atado, boas ruins, de marcas famosas, feitas em casa, improvisadas e etc... Na minha opnião no mínimo a morsa, o bobbin (supporte de carretel) e a tesoura de atado tem que ser o melhor que você conseguir arranjar. Um bobbim bem firme com ponta de cerâmica custa lá seus 30 reais +/- mas vale cada centavo. Um bobbin ruim não segura a linha direito, em pouco tempo perde as características originais. quanto a tesoura pense ela vai servir para aparar penas, pelos e materiais que exigem certa precisão então as tesouras micro serrilhadas são as melhores. A morsa é o item mais caro da ferramentaria do atado. É preferível ter uma morsa simples e muito firme do que uma bacaninha cheia de recursos que não aguente a pressão feita no anzol durante o atado. Minha morsa é uma Anvil Apex, muito simplas mas muito funcional...
O atado pode ser tão caro, ou tão barato quanto você desejar, é tudo uma questão de gastar o dinheiro com materiais e ferramentas que de fato valem a pena ! Eu gastei muito mais tentando improvisar do que teria gastado se tivesse comprado as coisas certas em primeira instância.

Em resumo o atado, é uma atividade interessante, que exigem treino, certa paciência, e chega a ser um tanto Zen na minha opnião. Atar num dia chuvoso e frio, leva seus pensamentos para longe da batalha diária e faz você desejar dias mais claros de pescaria..



Bom, peço licensa a todos, vou voltar para o atado agora !


No comments: