23 November 2007

Elk Hair Caddis - Parace simples, mas...




Sendo muito honesto, a primeira vez que vi essa mosca pensei comigo "Esse treco não funciona, coisinha insignificante, desajeitada, parace um cavaco de madeira !" Porém "Quem vê mosca não vê ação " (eita trocadilho bem forçado né ?!)

Enfim, ledo engano o meu ! Talvez a Elk hair caddis seja a mosca seca que mais trutas me rendeu ao longo do tempo. Ir a Ausentes ou a Patagônia argentina sem Elk's na caixa é quase um sacrilégio.

Porém esta não seria a última vez que eu negligenciaria este padrão. Quando comecei a atar moscas, por um bom tempo me ative as woollies, depois as ninfas, wet's e etc... Depois de uns meses atando esses padrões que naquele instante achei mais simples, resolvi então tentar atar umas mosquinhas secas.

Para tanto, comecei a pesquisar as receitas de mosca seca, bem como os diversos sites que oferecem tutoriais passo a passo, com o intuito de achar um padrão que :
    1. usasse materiais que eu tinha disponível.
    2. exigisse poucos passos no preparo.
Bom, quando você olha tanto a lista de materiais da Elk Hair Caddis quanto o número de passos que esta exige, ela te engana direitinho, pois os materiais são poucos e mais simples de serem encontrados (tirando o Elk que na época foi complicado) os passos são poucos também.

Porém a técnica exigida em alguns dos passos da mosca, são realmente complicados de se executar. A técnica que mais me exige treino e atenção é justamente a aplicação do ELK sobre o anzol. A sacada atar o ELK de maneira que ele não "abra" ficando , em termos mosqueiros, "Esgarniçado". E é aqui, neste passo, que depois de infinitas tentativas, você passa a valorizar um bom bobbin, um que realmnete exerça pressão na linha, que dê firmeza em cada volta.

Esse passo exige muita prestreza por parte do atador, exercer a pressão sem "forçar" o fio para uma determinada direção , bem como alternar voltas de fio com mais e menos pressão vem representado a chave do sucesso para o atado desta mosca. Porém, de cara 5 Elks atadas hoje em dia, duas são sumariamente descartadas na base da gillete ! (Mosca ruim não voa !).
Enfim, treino e persistência levam ao aprimoramento, um dia chego lá !

Outra coisa interessante, que aprendi com um guia na patagônia argentina este ano, foi subistituir o dubbing que compõe o corpo da elk hair , por um material sintético o qual absorva menos água, e que permita então que a mosquinha permaneça na superfície por mais tempo, "Pescando Mais", como diria o Mário Zuniga ! A primeira sugestão dele foi usar alguns fiozinhos de brilho, a qual dá muito certo.

Com base nessa primeira experiencia com fios de brilho, fui testando outros materiais sintéticos de grande fluabilidade, Folha de espuma (aquela famosa que vem em produtos eletrônicos), Espuma impermeabilizada, e finalmente o EVA.

EVA funciona muito bem !! O que venho fazendo com bom sucesso é cortar uma tira bem fininha de EVA, atar este como se fosse chenille em torno do anzol, com voltar muito próximas uma das outras e empregando bastante pressão em cada uma das voltas. Ao fim (perto do olho do anzol) você prende o EVA com duas ou três voltas de fio de atado, corta e excesso e pronto ! Só enrolar o hackle e o corpo da mosca está pronto !

O que acho mais interessante de se enrolar essas tirinhas de EVA no anzol é, além da simplicidade, é que o corpo da mosca fica muito perfeito parecendo uma peça única. Se você ainda quiser adicionar um complemento, pode ainda, antes de enrolar o hackle você pode enrolar um fozinho de brilho, só para ficar mais atrativo aos olhos do atador, quem sabe da truta também !

Neim só de truta vive a Elk Hair Caddis, os lambaris também gostam bastante deste padrão. Porém, para os lambaris, eu acho interessante eliminar o hackle, o que torna a mosca muito mais efetiva para estes mini predadores !

Abaixo, graças ao YouTube ! dois videos tutorial bem bacana sobre o atado da Elk !



1 comment:

Anonymous said...

Grande Gustavo

ajá estou atando minhas elk hair caddis para minha rapida visita a patagonia em março.

por esquanto estrou treinando as ECC com os lambaris e para isso eu tenho apenas cortado as fibrilas do hackle na parte de baixo das moscas para facilitar as fisgadas

Parabens e boa sorte

Beto Vaucher