16 March 2008

Patagonia 2008 - Entre Cordilheiras e Trutas - Parte 1

O começo :

É curioso como as coisas se desdobram no decorrer de um ano. Desde que voltei da Patagônia argentina em 2007, comecei a rabiscar uma segunda empreitada por San Martin, Junin e seus riozinhos tão almejados por todos aqueles que apreciam uma boa pescaria de truta no estilo.

Rabisca da li, fuça daqui, fala com um aqui, outro ali, muito e-mail, muitas possibilidades de datas. E derrepente é novembro ! E derrepente é Dezembro ! E daqui se você piscar o olho é janeiro ! Janeiro é o mês da ansiedade, hora de fechar as passagens aéreas e as parcerias. E foi justamente aqui que tive algumas invertidas nos meus planos. Algumas parcerias acabaram por não acontecer, e daí já era tarde demais para conseguir guias na data requerida, e ainda hospedagem.

Comecei então a contemplar a possibilidade de viajar e pescar sozinho pela patagônia. Porém viajar sozinho dói no bolso ! Os hotéis / lodges / hosterias quase que penalizam o viajante solitário em até 60% a mais sobre o preço estabelecido para duplas. Algo muito semelhante acontece com com os guias de pesca que chegam a cobrar algo muito próximo do dobro de uma diária de pesca para o pescador solitário.

Eu estava quase desistindo, quando resolvi consultar o Rubinho (www.pescaventura.com.br), sobre possibilidades de pesca tanto no chile quanto na argentina.
Ele me ofereceu diversas opções, tanto de chile quanto de argentina, e mesmo viajando sozinho, os preços e condições de pesca e viagem eram muito mais atrativos do que os que tinha conseguído por conta própria.

Ao mesmo tempo em que as conversas se desenrolavam com o Rubinho, convidei o grande colega Mario "Fly" Cardim a se juntar na aventura.

Depois de muita conversa, optamos por pescar em Caviahue província de Neuquén, seriam 5 dias de pesca em rios e lagos dentro de uma área particular de 24 mil hectares) que dispões de três braços de rios, umas tantas lagoas e bocas de rios habitados por trutas arco íris, marrons e as desejadas fontinalis (brook trout)


Caviahue fica a +/- 450Km do aeroporto de Neuquén, tem em média 400 habitantes (sim, quatrocentos habitantes) e é muito mais conhecida pela estação de ski do que necessariamente pela pesca com mosca. A 20 minutos de Caviahue, fica localizada a cidadezinha de copahue, conhecida por suas águas térmicas e lama medicianal única no mundo. Copahue conta com no máximo 300 habitantes durante o período do verão, ficando totalmente coberta de neve no período de inverno. Ambas as cidades estão encrustadas aos pés da cordilheira dos andes e a uma distância média de 25 Km's da fronteira com o Chile.

Caviahue - Cidade em construção


Caviahue Rua com duas lojinhas e posto médio e 1 restaurante !!


Ambas as cidades encontram-se em estágio embrionário de desenvolvimento. Caviahue tem meia dúzia de hotéis de inverno, duas lojinhas de artesanato, dois mercadinhos, dois restaurantes, um posto de saúde, e... e só ! O resto está tudo em construção ! Copahue também !

Entre Caviahue e Copahue está a estância Trolope, e é aqui que começa a pescaria !

A Pescaria :

Mapa da Estância Trolope

Depois de duas horas e meia de vôo e quase 5 horas de van chegamos a Caviahue por volta das 13 horas da tarde no hotel. Neim cinco minutos depois, o guia, Lucio, já estava junto de nós para dar inicio a primeira tarde de pescaria.

Na eminência de uma tarde de pesca, o cansaço de 8 horas de viagem deu lugar a uma tremenda expectativa fenomenal ! Depois de devidamente instalados nos quartos e uma hora depois, já estávamos em uma tenda na estância Trolope comendo um rápido sanduiche e preparando o material para os primeiros casts.

Preparativos


Dizer que na Patagonia venta muito é puro pleonasmo ! E como ventava muito nesta primeira tarde o guia nos recomendou a começar a pescaria no fundo, utilizando sinking tip, e mais ao fim do dia, trocar para linha float e mosca seca !

Começamos então a pescar em um tramo bem fundo e largo do rio Trolope, usando linha tipo sinking tip e umas woolies e zonker em anzol 8 e 10. Não correm 10 minutos até o Rubinho ter primeiro pique ! Mais alguns minutos e foi a vez do Mario ter se pique ! E dai, tive meu primeiro pique, perdi !! Nó mal feito é uma droga mesmo !! Nova mosca, mais um par de cast e Pique, só que desta vez a truta não e escapou . Ufa ! Dedão não volto !

Depois da primeira truta, alguns passos a frente, e a história se repete : Alguns casts, mosca na água, deixa afundar alguns segundos, recolhe, recolhe e TRUTA na ponta da linha ! Este primeiro tramo do Trolope foi altamente produtivo para todos do grupo ! Mesmo perdendo muitos piques, capturei 5 trutas de porte muito respeitável !

A 1a. Truta patagônica de 2008 !



Uma geral do Local




Porém, a ansiedade mesmo era pescar com mosca seca ! Afinal de contas, é para isso que fomos para lá ! Para ver uma trutona subindo pegar uma elk hair caddis na superfície !

Algumas horas depois, o guia nos informa que era bom caminharmos um pouco e trocar as linhas sinking tip por float, por uma mosca seca e caprichar no cast !

Logo após uma pequena corredeira, o rio Trolope fica um tanto raso e ladeado por juncais. O guia então nos orienta a começarmos usando secas grandes, como Chernobill ant e Maddam X, entre outras terrestres, sempre arremessando muito, mas muito perto dos juncais.

Dá-lhe adenalina ! Depois de pegar o jeito de arremessar no juncal, começa a ação ! Lança a mosca, espera ela bater na água, alguns poucos segundos de espera, uma puxadinha na linha muito de leve só para movimentar a mosca um pouqinho e... e... TRUTA ! As trutas do rio Trolope não são de ficar fazendo muita cerimônia não ! Quando resolvem subir, são verdadeiros foguetes, batem nas Madam-X com força e voracidade !

Mais uma vez, perdi alguns piques, consegui capturar algumas trutas, um pouco menores que as do primeiro tramo, mas tá valendo ! É Truta na mosca seca ! Faltou apenas uma foto melhor ! Ao tirar o anzol, a truta se safou da minha mão e voltou para água !


A primeira Truta na Seca !



Já se aproximavam as 8:30 horas da noite quando o tempo começou a fechar, e era possível avistar no horizonte uma tempestade chegando.

Achamos melhor encerrar a primeira tarde de pescaria e voltar para o hotel. Afinal todos já tinham pescado bem e ninguém estava muito na adrenalina terminar o primeiro dia de pesca encharcado e com muito frio !

Seguem as imagens que fecharam o primeiro dia de pesca :

Panorama Geral do 2o. Tramo do Trolope :


A Tempestade se formando !


Batendo em retirada


Sem palavras...


Fim do primeiro dia e da primeira parte da aventura !
Em breve, Lago trolope, Laguna Achacosa e trutas, muitas trutas !

1 comment:

Anonymous said...

Grande Gustavo!
Muito legal sua pescaria. E obrigado por nos apresentar um destino pouco conhecido da Patagônia! Estamos no aguardo da continuação do relato.
Abraços,
A. Sinigallia