29 March 2008

Indumentária desportiva


Não é uma questão de aparência, mas de funcionalidade e principalmente de segurança !

Sempre gostei de atividades ao ar livre, em especial atividades de montanha, coisas como trekking, rapel, até na escalada esportiva já me aventurei. Já se vão uns cinco ou 6 anos desde minha última empreitada por montanhas, paredões de pedra e tudo mais. Meu negócio agora é decolar umas mosquinhas...

Enfim, quando comecei a fazer trekking, uma das primeiras coisas que me ensinaram foi a evitar usar tênis na trilha, sendo que o seguro seria utilizar botas, com solado próprio para trilhas. Achei estranho num primeiro momento, tênis, um treco tão confortável ! Teimoso, fiz uma tentativa, e foi simples constatar que de fato a recomendação fazia sentido. Tênis escorrega muito ! Não dá aderência em subidas, e é absolutamente escorregadio na descida.

Depois desse episódio, obviamente comprei uma bota e passei então a levar a sério as considerações sobre "indumentária desportiva". Depois de meia dúzia de escorregões voltando do parque das agulhas negras aprendi a lição.

O problema, é que roupa adequada para atividades ao ar livre, a primeira instância, custa muito dinheiro ! E é complicado você mesmo se convencer há pagar o que custa uma camisa, jaqueta ou anorak. E pior que isso, temos a tendência a achar que roupas especiais não são necessárias. Apenas uma frescura... Ledo engano...



Outro fator é saber diferenciar o que é só marca, do que é de verdade e de fato oferece funcionalidade à atividade que se pretende praticar. 99% das roupas que parecem ser próprias para atividades ao ar livre não passam de uma grande enganação. Explico abaixo :

As mais caras, grifes internacionais encontradas em shoppings pelo brasil a fora, custam os olhos da cara, e não necessariamente são funcionais em atividades mais intensas ao ar livre. Porém, parecem ser funcionais ! Tem todo o visual, todo o jeitão de que foi de fato construído para ser empregado em situações adversas. Claro que tem coisa de grife que funciona, mas geralmente ou é excessivamente caro ou não é usual para o clima brasileiro.

As mais baratas, coisas feitas na china encontradas em lojinhas de tranqueiras do paraguay e até em grandes lojas de departamentos. Algumas coisas até funcionam como quebra galho à curto prazo. Mas não substituem na totalidade uma boa peça de vestimenta. É um quebra galho, pontual e só !

Roupas técnicas, calçados próprios para caminhadas e etc, que de fato funcionam, são fabricados por empresas devotadas a produzir e comercializar produtos específicos para atividades específicas. Logo tem o mercado limitado. Vamos e venhamos, quantos pescadores no Brasil de fato precisam de um wader shoes ? Será que alguém seria louco o suficiente de se meter a produzir wader shoes em larga escala para o mercado interno brasileiro ? Acho que não, logo, o preço vai lá em cima mesmo porque ou se importa ou se produz de maneira muito artesanal.

Temos roupas e equipamentos para atividades ao ar livre de qualidade internacional sendo produzido no Brasil, seja por empresas do ramo ou seja por artesões que com criatividade e dedicação elaboram bons produtos.

Outro fator, por exemplo um anorak (jaqueta com gorro, geralmente impermeável para proteger da chuva), se você comprar um bom, de bom tamanho, e que lhe seja confortável, é uma peça que vai durar anos e anos e anos ! Tenho um há 12 anos e parece que foi recentemente adquirido.Produzido no Brasil, muito funcional e sem grandes frescuras. Me recordo que na época era uma peça cara. Porém hoje, já se pagou. 12 anos e continua na ativa !




A mesma coisa acontece com camisas de pesca. Tenho uma nacional há uns 6 anos, de tecido muito leve, veste bem e não incomoda, agora que começa a dar os primeiros sinais de desgaste !

Claro que tudo depende, se você só pesca em PP ou em lugares mais "urbanos", você não precisa torrar uma grana em botas, camisas e etc... Quando muito um quebra galho "made in China" já lhe é suficiente. Agora se você, como eu, gosta de estar em meio da natureza, pescando de vadeo, em lugares sem sinal de celular... Aconselho a ir devagarzinho, de acordo com o orçamento, ir comprando roupas e calçados próprios para a atividade.

Não é necessário ter meia dúzia de camisas de pesca. Uma ou duas boas já são suficientes. Anorak ou jaqueta impermeável, uma é suficiente, bota também (evite as muito pesadas), wader wader shoe um de cada também ! lembre-se que wader e wader shoe estão diretamente ligados a sua seguraça !

No comments: