26 March 2008

A Biblioteca dos Hermanos.


Horas antes de encerrar a viagem patagônica, eu e o amigo Mário Cardin fomos até o Buenos aires anglers com o intuito de renovar o estoque de material de atado e conferir algumas novidades de pesca com mosca no geral.

Enquanto o Mário se divertia em meio ao material de atado, eu fui dar uma conferida nos livros e revistas disponíveis no Fly shop. E em meio a diversas publicações, achei duas que me chamaram bastante a atenção, tanto pela qualidade do material impresso e, claro, o preço. São elas :


O primeiro livro (Manual...) destina-se principalmente a ensinar os primeiros passos da pesca com mosca, entomologia, equipamentos, espécies encontradas nos rios patagônicos entre outras informações, é ricamente ilustrado, obviamente escrito em espanhol, mas muito simples de ser lido, não tenho nenhuma intimidade com tal idioma e tenho lido e entendido o livro com certea facilidade.

O "Manual práctio..." em muitos aspectos, funciona muito bem como complemente ao livro do Paulo Cesar. Traz boas dicas de cast, e muita informação bacana sobre equipamentos.

O Segundo livro ("Vistiendo...") é totalmente dedicado ao atado. Traz de maneira bem ilustradas todas as ferramentas, materiais (aqui mais voltado a pesca de trutas), anzóis, tabelas de equivalência de anzois e ainda, de maneira resumida, as principais técnicas de atado.

Este livro entrou para o meu top 10 de livros/revistas de atado ! Muito bem ilustrado (você quase que não precisa ler o texto explicativo), traz excelentes dicas e técnicas também.

Dado o valor atual do peso argentino em relação ao real, ambos os livros custam um valor bem razoável há nós brasileiros. Não sei dizer nada em relação aos valores de frete para o brasil, mas em se tendo a chance de adquiri-los, ambos são muito recomendáveis.

No comments: