10 May 2008

Wader Boots de verdade



Esta semana recebi meus novo par de Wader Boot, o primeiro par "Phodão" de verdade ! Ou ao menos penso ser "Phodão"... Como sempre, vou poupar os colegas de informações sobre marcas e etc...

Até então, eu estava em minha 3a. tentativa com wader boots caseiros seguindo alguns tutoriais que encontrei na web, hora comprando alguns nacionais.

Durante a viagem a Caviahue, conversei muito com os outros colegas pescadores, e com os guias também, e claro, o assunto de equipamentos, vestuário técnico sempre surge. Foi numa dessas que o Colega Rubinho mostrou seu par de Wader shoes e comentou que era o único par que dispunha há mais de 15 anos, fazendo uso deste nas mais diversas pescarias, diversas vezes ao ano. O que me impressionou foi o estado de novo que os boots se encontravam... Pareciam que estavam em sua primeira pescaria.

Outras tantas conversas surgiram, algumas seguidas de comparações e etc... Resumindo, aprendi um pouco mais sobre o assunto, e gostaria de dividir estas dicas com os colegas :

  • Construção : Não importa se você vai fazer seus Boots, ou comprar um "Top Phodão super super". Tenha certeza que o material que compões o corpo inferior do calçado seja pouco maleável e muito resistente. Dê preferência aos boots de Cordura "Emborrachada", couro parece legal, mas na realidade não é, em contato contínuo com a água deteriora e laceia com facilidade.
  • Segurança : Um boot tem que lhe oferecer o máximo de segurança, e aqui é que o bixo pega ! Sempre que possível, de preferência aos boots de cano mais alto, aqueles que oferecem proteção ao seu tornozelo. Aqui, de preferência a aqueles que de fato "segurem" bem a articulação. Lembre-se que uma torção pode acabar com sua pescaria !
  • Amarril : Se você é barrigudo como eu, laçar o amarril do boot já com wader vestido é um desafio de contorcionismo. Logo, um amarril longo, ajuda um pouco. Lembre-se de amarrar bem apertado e nunca esqueça de cobrir todo o cadarço com o gravel guard.
  • Solado : Para rios no geral o solado é de feltro. Um bom solado de feltro, além de ser colado a sola principal do boot dever ser também costurado. E é exatamente a costura que pega para quem quer se aventurar a fazer seu próprio par de wader boot. Os pares que fiz, utilizei somente cola de sapateiro para fixar o feltro. Funciona, mas depois de uns dois dias andando pelo rio, ao menos um pedaço da sola vai soltar ! Alguns waders shoes empregam grampos para fixar o feltro ao resto do calçado, neste caso, tome cuidado com os grampos que utilizar, pois se sobrarem pontas para fora, você pode danificar os botes infláveis de pesca.
  • Botas de borracha não são Wader boots : Galochas, botas de borracha e assemelhados não devem ser utilizados como wader boots ! Enchem de água, causando o efeito âncora, e comprometendo sua segurança !
Em resumo, o wader boot é muito mais que só uma bota de pescaria, juntamente com o wader, é o principal item de segurança numa pescaria de vadeo, afinal de contas, quem é que quer torcer o pé ou tomar um tremendo de tombo ou torcer o tornozelo durante a pescaria ?

1 comment:

José Gomes Torres said...

Caro amigo, já algum tempo que venho "espreitando" este sitio e acho muito interessante. Também pratico várias modalidades de pesca, incluindo "mosca" ou como dizemos por aqui "à pluma".
Queria por isso dar-lhe os parabéns por este agradável espaço que visito com alguma frequência!
Gomes Torres