06 May 2008

Fish Bum Mongolia, comentários gerais.


Ontem, consegui assistir o novo filme da galera do Angling Exploration Group. Diferente dos outros dois filmes que eram inteiramente dedicados a pesca de trutas (Patagônia e Nova Zelândia) este é o primerio filme cujo os verdadeiros protagonistas não são as trutas arco iris e marrons, e sim o maior salmonídeo do planeta : O Taimen.

Como já falei em posts passados sobre o trailler do filme, ou ainda sobre os Taimens, vou me ater aqui a falar sobre minha opnião sobre o filme.

Neste 3o. filme, a galera da AEG superou os anteriores em diversos aspectos tais como : produção gráfica, trilha sonora (vibrante mas não enfadonha), narrativa (diferente do esquemão reality show dos outros, este conta de fato a história por tráz da viagem).

De maneira geral, o filme é dividido em 3 grandes blocos de pesca separados por trechos que ilustram as viagens entre cada um dos pontos. Todos os trechos são bem divertidos e interessantes de se ver, entreterimento puro.

Como sempre, o lado técnico da pescaria é deixado de lado, coisas como : tipo do equipamento, carretilha, dimensões do leader e etc são literalmente colocados de lado. Porém a grata surpresa foi mostrar no filme diversas sessões de atado improvisadas, uma vez que nenhuma das moscas que eles tinham providenciado de antemão parece despertar a atenção do Taimen. O bacana de fato, é como eles descobrem que mosca de fato chama atenção do bicho !

Em termos de atado, o bacana mesmo é ver a galera indo cercar bufallos mongóis e Iaques em pastos praticamente congelados com uma tesourinha de atado na mão para extrair alguns bons tufos de pelo desses bixos, hora por que estavam sem material de atado, hora por que as fibras sintéticas em tamanho "default" são pequenas demais para o taimen (imagine o comprimento de um punhado de EP totalmente desdobrado, e isso era pequeno !! hehehe)

Outro aspecto, é que os caras lançaram a REAL da pescaria ! Ou seja mostraram as verdadeiras dificuldades de se pescar um Taimen, a frustração das primeiras X semanas de pesca passadas literamente "no dedão". Acho isso, muito bacana ! primeiro por que acaba com a conversinha mole do tipo "Uáu Super pescador na melhor pescaria do mundo !" e literamente enterra com o esquemão "propaganda de Lodge/Guia/ boa vida". Nada contra, mas se eu quisesse ver Lodges, eu compraria (ou copiaria hehe) um DVD sobre Lodges !!!

Enfim, se você gosta de vídeos de pesca absolutamente voltadas ao entreterimento, gosta de viagens e paisagens exóticas, vale muito a pena ! Agora se vc quer aprender a castear ou qualquer outra coisa do tipo, este não é o DVD que você precisa !

No comments: