18 May 2008

Condições Ideais



Fazem umas três semanas que resolvi montar um aquário aqui em casa.  A primeira idéia era popular o mesmo com umas trutinhas miúdas e conforme elas fossem crescendo, ir soltando elas em um lago (de bom porte) onde depois, obviamente eu iria ofertar umas mosquinhas secas para as trutinhas já criadas !

Enfim, a idéia de por trutas no aquário foi por água a baixo quando descobri que seria uma sacanagem com elas, uma vez que estas crescem muito rapidamente em ambiente controlado.

Resolvi então partir para peixes ornamentais mesmo, espécies criadas em cativeiro por aquaristas e tudo mais.

Depois de montar o aquário, colocar as plantas no lugar, encher de água e ligar toda a parafernália elétrica, essencial  para manter o ambiente habitável, começa a brincadeira para criar um "mini" sistema que disponha do tipo correto de bactérias (que vão decompor o material orgânico) com a temperatura de água correta, além de outros parâmetros como PH, NH, GH,KH e mais uma série de outros... Todos importantes para receber os peixes.

Se um parâmentro desses ai, varia muito "da noite para o dia", pode comprometer a saúde de todos os habitantes do aquário, levando a doenças, fungos e demais pragas. 

O meu aquário ainda é muito novo, ainda está meio desregulado (no senso de ser um meio ambiente equilibrado), porém, recebeu seus quatro primeiros habitantes há uma semana, os quais também tem a missão de começar a gerar matéria orgânica, colaborando então com o meio. Tudo para trazer equilíbrio ao meio, habilitando então a introdução dos demais peixes que irão compor a vida no aquário.

Toda essa história me fez pensar nos ambientes naturais, quanto a natureza teve que evoluir, se adaptando aqui e ali de maneiras tão distintas, para proporcionar a todos nós um ambiente propício a vida. Hoje, depois desses começo no aquarismo, passei a apreciar ainda mais os riozinhos de trutas, as lagoas amazônicas cheias de tucunas e tantos outros ambientes formandos e evoluidos do glorioso acidente...

Próximo post : Soft Hackles !

No comments: