31 May 2008

Salmon Flies - A primeira tentativa


Hoje, mais uma vez em função do frio e da chuvinha miúda, não fui pescar. Fim de semana sem pescaria é fim de semana de atado. Como faz um tempo que não vou pescar, estou com o armazém de moscas (heheh) lotado até a tampa, resolvi tentar atar algo que eu nunca tinha atado antes. Resonvi então tentar atar umas Salmon Flies, muito mais pelo desafio de atado do que necessáriamente pela utilidade prática.

Creio já ter mencionado aqui algumas vezes que sou um admirador das salmon flies tradicionais. Muito além de moscas, alguns parterns tornam - se verdadeiras obras de arte na mão do atador experiente. O que não é meu caso, até que me viro no atado, mas estou muito longe de ser um "artista do atado"

Depois de pesquisar alguns patterns na web e mesmo em alguns livros, ficou claro que eu teria que improvisar boa parte do material. Não tenho penas de galo selvage, ou faisão dourado ou crestas de ganso inglês. E neim de muito longe tenho a pretensão de adquirir tais materiais. Além do alto custo, teriam poquíssima utilidade.

Um Samon Flie, tem mais elementos no seu corpo do que qualquer outra mosca que conheço. São estas :
  • Tip ,Tag, But, Ribs, Body, Hackle, Horns, Shoulders, Throat, Head

Bom, quando você vê um salmon flie bacana como esse da foto acima, você já pensa que é muito complexa e tudo mais. De fato, se você pensou isto, você está absolutamente correto ! É complexo mesmo ! Um verdadeiro desafio.

Eu achei melhor separar o desafio em 3 etapas distintas. Na primeira eu ataquei os elementos que formar o corpo da mosca, prestando atenção nos elementos como TAG, TIP, BUTT e Hackle. Na segunda, além de atar todos os itens mencionados na primeira etapa, também adicionei duas penas para formar os horns bem simples, sem as sobreposições proporcionais de materiais. E na terceira e mais ambiciosa etapa, a idéia era fazer um flie já com todos os elementos.

De maneira básica usei mais ou menos os mesmos materiais nas três tentativas. São estes : Floss, mylar de carretel, Peacock Hearl, English Grouse Hackle (hackle normal de fazer soft hackle), fio de cobre trançado (nada de mais também), Pena de faisão prata, penas de Partridge (não me recordo da tradução agora...) fio de atado 8/0 e paciência... Muita paciência !

Segue então a foto da primeira tentativa :





Nessa primeira tentativa, dá para notar na foto que os hackles ficaram um pouco desalinhados e meio desproporcionais também e não há distinção entre tip tag e inicio do body.É bem complicado mesmo atar esse Hackle todo para baixo.

Segunda Tentativa :



Nesta segunda tentativa, eu tentei dar uma sofisticada no corpo trançando dois fios de Floss, não ficou muito legal não. Agora, nesta fase, foi complicado mesmo posicionar as penas (duas de cada vez) de maneira que fiquem centralizadas e retas.

Terceira e última tentativa :



A terceira, foi a que consegui atar melhor o body e posicionar melhor as penas que também ficaram mais proporcionais ao resto do corpo. Falhei no Hackle que ficou muito "Magro" para este tipo de mosca.

Para resumir, atar estes salmon flies, ainda que de maneira improvisada é bem interessante, você consegue aprender bastante sobre a colocação de materiais no anzol e proporções. Depois de ter treinado, pretendo partir agora para um pattern "de verdade" para ver como me saio.


No comments: