19 May 2008

Soft Hackle




Nos tempos do "Antigamente" ou ainda do "guaraná com rolha", Mosquerio que se garantia pescava de caniço de bambú, com linha de seda trançada cuidadosamente "lamecada" com algum tipo de graxa/gordura, líder de crina de cavalo ou similar, e claro, na ponta de todo o sistema uma mosquinha seca ! E lá ia o mosqueiro sempre subindo o rio e arremessando contra a corredeira, na mais perfeita sintonia com a tradição do esporte.

Nesses tempos de "antigamente", era inadimissível o uso de mosquinhas que não permanecessem na superficíe. Para os aprendizes era então oferecida a única excessão, que era justamente empregar mosquinhas tipo WET, uma vez que o aprendiz ainda não tinha toda a habilidade para se pescar de "Dry UpStream".

De todas as Wets, excluindo-se as salmon flies, as soft-hackles são um caso a parte. De forma geral, atadas com materiais de fácil acesso e empregando técnicas de atado muito simples, as soft hackles, atravéz dos anos criaram uma legião de fãs e acredito eu, que uma nova janela de possibilidades para a pesca com mosca no geral levando a pesca para a sub-superfície.

As Soft hackles não visam imitar nenhum inseto de forma específica, mas sim características gerais de alguns tantos encontrados em regiões específicas de ríos e lagos. Na inglaterra, mais específicamente nos famosos chalk streams, é corriqueiro o uso de soft hackles hoje chamados de "soft spiders" pois possuem o corpo simplificado, e o hackle longo e esparço remetendo então a imagem daquenas aranhas grandes de perna comprida. Na patagônia norte, é muito provável que o guia lhe aconselhe a utilizar uma soft-hackle um pouco mais "gordinha", com o hackle de penas de pato, ou de faisão e demais assemelhados.

Spider Soft hackle - A mesma "soft" com hackle esparço e comprido


O que diferencia as soft-hackles das demais wets, é o emprego do hackle em si. As demais wets, empregam um tipo de pena para formar as Asas (em "V" ou "U") na parte superior, bem como cerdas de outro tipo de pena para formar as guelras.

Wet (Alexandria - Adaptada)


Já as soft-hackles, empregam uma única pena, de cerdas macias (daí o "soft") para formar então o colar da mosca. outros elementos como rabo (tail) tag (parte superior da curvatura do anzol) e ribbing são elementos complementares ao padrão básico. Ou ainda, claro, elementos que toranaram o padrão mais eficiente em algum lugar do mundo...

Para o próximo post sobre soft hackles, estou selecionando alguns tutoriais, vídeos (youtube) e links de sites que discorram um pouco mais sobre a história e técnica de se pescar quem este padrão ! Por enquanto, segue um link que conta um pouco mais de história

No comments: