26 February 2008

E revistas de fly ?


Uma pergunta muito comun nos fóruns de bate-papo sobre pesca com mosca, ou ainda em encontro de pescadores, é a famosa : "Onde consigo comprar revistas de fly no brasil ?", a outra, talvez até mais pungente é : "Existem publicações sobre pesca com mosca no Brasil ?".

Bom, "veja bem" ("veja bem" aquele fatídico prelúdio de enrolação hehehe), nunca vi uma revista dedicada inteiramente a pesca com mosca no brasil. Uma ou outra vez, sai umas fotos ou até uma materia sobre o assunto nas revistas de pesca comumente encontradas pelo brasil a fora.

E revistas importadas ? Em lingua inglesa por exemplo ? Onde acho ? Só consegui comprar uma "Fly Tier" uma única vez na La Selva do aeroporto de Congonhas. há uns 2 ou 3 anos vi uma Fish & Fly na Livraria cultura do shopping villa lobos, mas tava o olho da cara e não comprei.

Bom, então volto dedão para casa ? Não necessáriamente, existe muito conteúdo interessante e de qualidade disponível gratuitamente na web. Meu preferido é o magazine digital dos hermanos argentinos do "Fogon mosqueiro". Totalmente gratuita, de muito bom gosto, fácil de ler (mesmo para quem, como eu, é um zero a esquerda em espanhol) e vem em arquivos PDF o que facilita a impressão e a visualização off-line da publicação.

Recentemente, descobri uma maneira de comprar revistas de fly americanas, em formato digital de alta resolução, pela web, pagando menos do que o preço de banca (de banca nos eua), e ainda de forma segura.

A Zinio é uma empresa que criou uma espécie de banca de revistas digital na web. Você precisa entrar no site dos caras baixar um programa (zinio reader - gratuito), instalar no micro, e criar uma conta com usuário e senha. Depois destes passos iniciais, você pode começar a procurar no acervo dos caras pelas suas revistas preferidas. Tem de tudo, desde Times, playboy e revistinha do pokemon até revistas de caça e pesca.

A Zinio lhe permite comprar um único número de uma revista, por exemplo, ou ainda assinar a revista digital escolhida e a receber periódicamente dentro do zinio reader. Quando você compra uma revista, ela fica disponível para você baixar no site. depois que você baixa ela no seu micro (dentro do zinio reader) você pode se desconectar da net e ler a revista normalmente (no micro). Caso você formate a máquina ou por ventura venha a perder o arquivo local, tudo que você compra ainda permanece online a sua disposição para que você baixe quantes vezes forem necessárias. E para quem faz questão de ter a revista em papel, o programa permite imprimir a publicação total ou ainda parcialmente.

A Zinio também tem seus problemas, até o momento, não consegui copiar nenhuma das revistas digitais que baixei para outros colegas... É um formato de arquivo proprietário e ainda não vi um "programinha esperto" para liberar o "esquema". Porém cada publicação, de fly por exemplo, custa em torno de 5 doletas, o que em dias de hoje (menos de 10 reais) não é nenhuma exploração. Porém, contudo, todavia, claro que "de gratis" é muito mais legal !

Segue então alguns links :

  1. lista de revistas de fly & pesca disponíveis na zinio
  2. Uns links a lá google para revistas de pesca na web
  3. Fogon Mosquero
  4. Drake Magazine
  5. The big sky journal (para quem tem fissura No estado de montana, black foot river, twin bridgers...)
  6. Fish & Fly - Excelente publicação, pouca propaganda, artigos longos e filosóficos, para quem gosta de ler

No comments: