04 February 2008

Phesant Tail, Mallard flank, Biots e Turkey Tail

Além das penas do neck, utilizadas para fazer o colar de moscas secas e ninfas, das penas do saddle para utilizadas em streamers e moscas maiores, também existem penas de outro animais bastante utilizados no atado, ainda que fora do campo dos materiais de atado exóticos que custam uma exorbitância.


Phesant Tail, ou cauda de faisão, de muita utilidade, principalmente no atado de ninfas e midges, além de ser utilizada na confecção das patas de alguns patterns de terrestrials (dave's hopper por exemplo). Creio que a mosca mais conhecida que utiliza esta pena é a phesant tail nimph, que por sinal sempre dá bons resultados em Ausentes.




Mallard Flank, Mallard é uma "raça" de pato, as penas do flank são retiradas das lateriais do pato, muito utilizadas como asas de moscas secas, caudas e em ninfas. Não sei se nunca dei sorte ao comprar este material, mas as penas de mallard que tenho aqui são muito fracas e arrebentam na primeira batida de um lambari numa mosquinha seca. Creio que o melhor emprego desta pena seja em moscas secas tipo spinners



Biots, biots podem ser extraídos de perus e de gansos, geralmente utilizados para se fazer caldas em "V", antenas e até wing cases (um tanto exótico esse wingcase). Creio que o melhor exemplo do uso de biots seja a famosa Bead Head Prince, também sucesso em Ausentes.


Turkey tail, As penas da cauda de peru, são muito utilizadas na confecção de wingcases, caudas e em algums casos são utilizadas em conjunto com fitas de silicone ou ainda com epoxy, em backShelf (costa) de scuds e Czech nimphs. Hoje em dia, existe um material sintético chamado Medallian brown sheet, que lembra muito com ráfia,porém é coberto por uma camada de parafina. materialzinho muito bacana que rende muito e é mais simples de se utilizar em wingcases e backShelfs.

Fica aqui também o convite aos colegas mosqueiros, a enviarem outras utilizações destes materiais !

No comments: