12 February 2008

Como empunhar o caniço de mosca.



O texto a seguir é uma compilação de alguns textos encontrados na web, bem como trechos de livros dedicados ao ensino do arremesso.

Existem, inicialmente, três maneiras distintas de se empunhar o caniço de fly :

  • Thumb Grip : A famosa empunhadura com o dedão voltada para cima ! Talvez a mais disseminada entre os brasileiros. De acordo com a literatura, é uma empunhadura utilizada em equipamentos mais pesados, ou ainda para se imprimir maior energia a vara.

  • Golf Grip :
    É a empunhadura mais simples de se entender inicialmente, e oferece um grande conforto a priori. Porém durante logos dias de pescaria pode oferecer desconforto, e até causar um pequeno stress no punho.

  • Point Grip :
    Como o exemplificado na figura, o "Point grip" emprega o dedo esticado sobre o grip do caniço. Muito difundido entre os pescadores de truta em pequenos rios. Proporciona casts em menor distância, porém com grande acuidade e controle da linha.

Na minha opnião, a forma com que se empunha o caniço está de certa forma relacionada ao estilo que aprendemos a pescar. Para quem já leu ou assitiu o Material produzido pela Joan Wulff, sabe que ela até cita o pointing grip e o golf grip, mas de fato prega a utilização é o thumb Grip. Da mesma maneira Mel Krieger no vídeo "THE ESSENCE OF FLYCASTING" também faz uma pequena citação ao golf e ao pointing grip mas de fato prega a utilização do thumb.

Particularmente até já tentei usar o point grip, mas não me adapto ! Porém, a título de treino, vale a experiência, tavez você descubra uma nova forma de pescar que lhe seja mais confortável ! Afinal o objetivo em um dia de pesca é, claro, pescar ! E não ficar reclamando no canto de dor na mão, no braço e etc...

2 comments:

Anonymous said...

O POINT GRIP acho que é boa alternativa pra aprender a castear, pois dificulta que vc passe do ponto no back cast

Beto Vaucher said...

estimado anônimo

Discordo de Vc quando diz que o point grip evita passar do ponto no back cast.
Nesta posição a articulação do seu pulso esta livre para praticar este movimento.
O Tmb grip é o unico entre estes 3 que impede (ou limita) o movimento indesejado no back cast.

Um abraço
Beto Vaucher