24 February 2008

Consumo e consiência


Semana passada fui aos EUA, fiquei uma semana por lá há trabalho... Das 8:30 da manhã, até as 17 horas trabalhando e participando de reuniões. Assim que terminava cada dia de trabalho, eu procurava alguma coisa interessante para fazer pela cidade. Entenda-se "algo interessante" por andar atraz de fly shops e etc etc etc...

Devido ao fuso horário, eu acordava muito cedo, mas muito cedo mesmo, algo em torno de 3 ou 4 horas da manhã. E daí sem ter nada para fazer, o esquema era ligar a tv e ficar tomando um chá-café (os caras não entendem da arte de se fazer café de verdade).

Enfim, no meio de tanta asneira da tv americana, e mudando d canal frenéticamente, achei um canal chamado "Versus Country". O Versus tem sua programação dedicada as atividades e esportes outdoors ou ainda a esportes de combate. Então durente toda uma semana, das 3 até +/- as 8 da manhã eu ficava assistindo a programação de caça e pesca e tomando chá-fé.

Num desses dias, durante um intervalo comercial, surgiu um sujeito, se não me engano presidente da associação norte americana de caça e esportes outdoor bla bla bla... Falando sobre a importância de se levar a nova geração em caçadas e pescarias, de maneira a criar a conciência sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. Na realidade o sujeito explica essa necessidade da seguinte maneira :

"Nossos filhos e netos vivem uma realidade fabricada onde tudo é online, tudo é rápido, uma refeição tem gosto de fast food...Passam horas e mais horas praticando violência virtual com seus xbox, e sequer aproveitam alguns muitos de sol por dia, vivendo uma realidade de emoções e satisfações frias e virtuais.... "

Mais ao fim das suas colocações o sujeito segue :

"Como concientizar essa geração "online" sobre a importância do meio ambiente e das espécies se eles não dão a menor importância a isso ? Leve seus filhos para caçar ou pescar, leve-os o quanto antes... Só quem desfruta da natureza e seus recursos entende a real necessidade das ações de preservação... "

E como descordar desse discursso ? Como explicar a alguém que nunca pisou num rio, nunca viu um peixe em seu habitat natural a importância de se preservar hoje para preservar amanhã ?

No comments: