11 February 2008

Acuracidade



No livro "Fly Casting Accutacy" a 1a. dama do Fly casting, Sra Joan Wulff, discorre sobre o assunto que talvez mais preocupe mosqueiros ao redor do globo : "Como colocar a mosca no lugar certo !"

Ela começa o livro explicando o que é acuracidade e os elementos que fazem parte desta. De maneira muito breve, vou dar um pequeno resumo :
  • O elemento fundamental da acuracidade é a cordenação entre os olhos, a mão que controla a vara em relação ao alvo. A relação ao alvo é afetada diretamente pela distância em que o projétil (no caso a linha de fly) tem que percorrer para atingir o alvo.
  • Desenvolver e treinar este fundamento pode ser exercitado diáriamente, sem necessariamente empregar o material de pesca. Você pode começar a desenvolver sua mira, jogando bolinhas de papel amaçado no lixo, camisetas pela casa e etc...
  • Para treinar jogando bolinhas de papel no lixo, é importante executar o mesmo movimento que você faria em um cast, obviamente soltado a bolinha em direção ao lixo no final da trajetória do seu braço (faz muito mais sentido ver alguém fazendo do que tentar descrever em palavras !). Ao invéz de brincar de NBA, você brinca de pesca !
  • De começo, é muito mais importante jogar a bolinha de papel em direção ao cesto de lixo do que necessariamente acertar o cesto de lixo. Acertar, faltar pouco ou passar do cestinho, é apenas uma questão de imprimir mais ou menos força ao movimento.
  • Lembre-se apenas de treinar o movimento sempre da mesma forma, para acondicionar seus neurônios a executá-lo de maneira correta.
Claro que ficar jogando bolinhas de papel no lixo o dia todo não vai te fazer um pescador melhor ! Este é apenas um pequeno exercício utilizado para desenvolver a mira/acuracidade como queiram.

Outro fator interessante, que a maioria de nós só presta atenção durante o curso de fly casting e depois esquece, é executar o back cast e o forward cast de maneira que o fly line permaneça sempre no mesmo plano. Sem alternar para cima e para baixo, ou para os lados em toda a trajetória do fly line. As vezes até em função da adrenalina da pescaria, tentamos corrigir um cast no "meio do caminho" o que acaba com qualquer chance de colar a mosca aonde precisamos.

No texto acima procurei dar uma pequena idéia sobre o conteúdo do livro escrito pela Sra Wulf. Particularmente aprecio a idéia de se desenvolver acuracidade treinando a mira durante o dia a dia, achei a idéia muito válida, principalmente para quem tem poquíssimo tempo para pescar / praticar

Neste LINK é possível encotrar o livro mencionado bem como demais livros da autora, e ainda outras opniões a respeito do material.

No comments: