18 December 2007

Bead Head Prince

Até minha primeira ida a Ausentes em 2005, eu nunca tinha atado nenhuma mosca, ou sequer conhecia o processo de se fazer uma mosca. A única coisa que de fato eu fazia, e que não tem nada a ver com atado, era fazer umas rações de cortiça com anzolzinho meia boca cola bonder. Claro, não é atado !
De fato, eu não queria atar ! Logo para essa 1a empreitada, comprei todas as moscas do Gregório e de mais alguns figuras. Eu também não conhecia muita gente do fly na época, não freqüentava os fóruns online etc.
Porém, nessa 1a empreitada em Ausentes,  O Beto Vaucher levou todo o seu material de atado. Quando vi todo aquele material, pensei comigo : "Esse lance de atado, realmente não é para mim.". Logo na primeira noite em ausentes, após a janta, o Beto puxa a morsa, prepara as ferramentas, e ata um bead head prince, de maneira muito calma, quase que um tutorial.
Depois de umas duas ou três moscas, eu ainda pensava : "Realmente esse treco de atado não é comigo" !
Para encurtar a história, quando voltei para a realidade depois de uma semana pescando e descansando em ausentes, comecei a prestar mais atenção no atado, comecei a dar uns "googles" em receitas e tutoriais na web, fazendo umas pesquisas de preço aqui e ali... Surgiu uma morsa (do Nelsão) no escambo da carterva, compra umas ferramentas aqui, improvisa uma tesoura ali e BUM ! Tá aqui mais um viciado em atado ! E Honestamente, tudo começou vendo o Beto Vaucher e mais alguns colegas lá em ausentes atar uma bead head prince, depois umas wooly buggers, wooly worms e pancoras.
A Bead Head prince, ou apenas a prince (sem o bead) é uma mosquinha (alguns chamam de ninfa, outros de wet fly) coringa, pode ser atada com lastro também. Não é tão simples de se atar, mas é um padrão de mosca que se você praticar legal, te dá todos os fundamentos para atar moscas mais complicadas. Por fundamentos aqui quero de fato dizer coisas como : prender o material no anzol, enrolar o peacock herl, acertar a posição do biot (biot em V é punk no começo), acertar o hacklezinho ralo antes do bead também.
E o mais legal da prince (com ou sem bead) ela funciona sempre ! Junto com a montana (a Montana eu abordo outro dia) são as duas moscas que salvam a pescaria ! 
Segue um link (hoje sem youtube hehehe) de um tutorial, com fotos bem nítidas do passo a passo do atado da bead head prince !  

No comments: