04 December 2007

Impressionistas, Realistas e semi acabadas...



Que o Atado é uma forma de arte, ninguém discute. Desde uma simples mosquinha tipo uma San Juan Worm até uma Silver Doctor clássica, todas as receitas demando, aprendizado, prática e de certa maneira um estado de espírito um tanto "Zen" durante as sessões de atado.
Escutando o Excelente programa AskAboutFlyFishing.com onde o convidado era o Gary Boger, que tem credenciais de sobra quando o assunto é atado : Doutor em biologia, tem diversos livros publicados especificamente sobre insetos, é "Designer" the moscas para a Umpaqua, ministra cursos, tem dvds e livros editados sobre a arte do atado. De maneira resumida : "O Cara é Fodão !"

O fato, é que o Sr Boger, faz uma grande distinção entre moscas realistas e moscas impressionistas, defendendo que o atado voltado a pesca deve ser muito mais impressionista do que realista. 
Uma mosca impressionista, tem por objetivo imitar os aspectos mais proeminentes do inseto que está sendo imitado. Já a realista objetiva copiar de maneira detalhada um determinado inseto.
Para uma mosca impressionista, aspectos de simetria, principalmente a relação entre o tamanho do hackle e o comprimento do anzol, ou ainda, o formato do corpo em relação ao tamanho da calda da mosca (caso ela tenha cauda claro), é muito mais importante do que detalhes de cores e etc...

Uma  estratégia interessante do Sr Borger é a recomendação de levar moscas Semi acabadas para a pescaria ! Por exempo, vc leval uns azois com deer hair atado como se fosse um hair ball grossamente aparado, mais uns hackles... Chega na beira do rio e derrepente se depara que você não em uma mosca no formato que os peixes estão buscando... Dai você saca seu Pseudo Hair ball, corta ele no formato desejado (no exemplo que ele deu, um grilo), mesmo que grosseiramente e manda um cast ! 

Talvez, para mim, essa história de moscas semi-prontas para pescarias seja um pouco demais. não sei se teria a paciência ou ainda a habilidade de aparar um hair ball de maneira que este fique parecido com um gafanhoto, atar uns rubber legs no meio do rio deve ser bem complexo.
Quem sabe um dia...

No comments: