06 January 2010

Ernest Hemingway - O Pescador




Feliz 2010 !

Durante o recesso de fim de ano, fiz apenas uma pequena pescaria de lambaris no pesqueiro Maeda. A qual, foi muito mais divertida do que eu esperava... Do resto, muita chuva, lotação, piloteiro chapado de cachaça enfim... Aquela coisa toda !

Porém neim todo o ócio foi dispendido na caipirinha, na porção de camarão frito, no Peixe assado e na moqueca de Siri. Aproveitei para ler um pouco. E desde sempre, Ernest Hemingway é um dos autores cujo a obra me facina. Autor de muitos clássicos como : O Velho e o Mar, Verdade ao amanhecer, Por quem os sinos dobram. Hemingway era o cara ! E sua obra é imortal. Para saber mais de uma olhada em : WikiPedia (ingles), e a Hemingway Society

Hemingway foi um pescador, desde a infância. Em especial um apreciador da pesca com mosca, atividade muito presente em diversos trabalhos do autor. Na minha opnião existem duas pequenas histórias, as quais atravez de seus personagens (em especial o Nick Adams) captura de forma elaborada e grandiosa a sensação de estar na natureza, observando, pescando, vivendo o momento. São estes :

  • The Two big Heart River (O Rio de dois grandes corações) : Aproximadamente 25 páginas (dependendo da edição, tradução etc) de um verdadeiro relato de pesca. No meio do texto dá vontade de largar tudo e ir pescar ! É sensacional a emoção que ele transmite ao relatar cada pulo das trutas capturadas.
  • On the Irati (No Irati) : Parte do livro O Sol Também se Levanta, narra uma pescaria no Rio Irati, na espanha durante uma viagem de Paris à Barcelona em função das touradas. O conto tem umas 20 páginas também. A pescaria narrada é legal demais, é como se estivesse vivendo o momento. Agora a tradução para o português empobreceu muito a pesca com mosca em si, e leva o leitor a acreditar que um dos personagens "amarrava suas próprias moscas e as colocava em pequenas caixas de tabaco"
Hemingway era um autor muito prolífico durante toda sua vida escreveu muitas notas sobre pesca (no geral) caçadas, e a vida da geração do pós guerra (conhecida historicamente por "The Lost Generation"). De fato Hemingway é lembrado pelo Museu da Pesca com mosca, como grande divulgador da modalidade.



Para facilitar a vida, alguém teve a brilhante idéia de reunir todos os artigos sobre pesca do Hemingway em um único livro : "Hemingway on Fishing" , o qual é, obviamente, muito recomendável ! Além dos textos, o livro traz diversas fotos que retratam as pescarias do autor, bem como objetos de afeto do mesmo (como sua vara de fly com estojo de couro marron). Infelizmente não achei informações sobre uma edição deste livro em português.

Uma última informação : O Hemingway é da época que peixe capturado ia pra frigideira... Era a época e tudo mais... Não vem me criticar depois...

1 comment:

Anonymous said...

que bacana Gustavo não conhecia,
abraço