23 December 2009

O Flyshop




Logo no finzinho de novembro, finalmente fui conhecer o FlyShop do Morelli (Fly&Cia), durante um dos cursos de atado oferecidos pela casa. Enquanto o curso rolava, eu e os demais colegas que estavam por ali para conhecer o flyshop conversamos bastante sobre tudo que envolve o esporte, desde equipamentos até pescarias. E obviamente, como bem falou o Cacosa "Eu não consigo ver um santo e não rezar...". Logo, sai do flyshop com alguns pacotes de EP mais umas ferramentas de atado.

Não foi a primeira vez que estive em um flyshop. Já estive em alguns nos EUA, Chile e Argentina. No caso de flyshops fora do pais, é aquela mentalidade de : "Vamos aproveitar", "Levo o que couber na mala e não estourar o cartão de crédito". Compreensível certo ? Quantas vezes no ano, nós pescadores de mosca brasileiros temos a oportunidade de comparar dois equipamentos in loco ? Quando muito uma ou duas vezes.

Depois da visita ao Fly&Cia, fiquei pensantivo sobre a evolução do mercado de fly no Brasil. Quando comecei em meados de 2004, tinhamos uns 2 colegas que se dedicavam integralmente ao comércio de equipamentos de fly, mais algumas lojas de pesca que até vendiam equipamentos de fly, tanto os famosos combos chineses, quanto caniços, linhas e carretilhas (em SP, não sei dizer sobre o resto do pais). Agregado a este cenário, tinhamos ainda uma série de colegas que se davam ao trabalho de comprar material dos EUA e revender.

O cenário que descrevi me levou a adotar a atitude de "Garimpeiro", ou seja, ficar na cola dos classificados nos fóruns de pesca, nas lojas de pesca e até a encomendar material em sites como Cabelas, Orvis, BassPro Shops e etc... O problema de ser garimpeiro, é que na maior parte do tempo você não encontra aquilo que de fato quer, e acaba se conformando com o que acha. Afinal é melhor do que nada.

Segundo Einstein o universo está em constante evolução. Nos anos seguintes outras iniciativas tomaram corpo, FlySul (2005 se não me engano) AldeFly (2006), FlyShopBrasil (oficialmente em 2007 ? Não sei dizer ao certo...). Notoriamente iniciativas movidas muito mais pela paixão do proprietário do que necessarimente pelo mercado em si. O importante é que passamos a ter acesso "fácilitado" a mais equipamentos e material de atado.

Hoje, Dezembro de 2009, tá "fácil" de começar a pescar com mosca, ao menos do ponto de vista da aquisição de equipamentos ! Temos flyshops estabelecidos, que trabalham com equipamentos para todos os bolsos (ou para a boa parte deles), material de atado também, vises nacionais de qualidade. Hoje, em uma visita à um site, você consegue comprar : um livro ou um dvd (em portugues do Brasil !!!) para aprender sozinho, um kit completo de fly (de qualidade) que vai lhe proporcionar não apenas aprendizado, mas boas pescarias em seus primeiros anos na pesca com mosca. O resto é evolução.

Como diria Jhon & Paul : "It's a long and Winding Road", são necessários alguns anos de muita batalha até que os Flyshops brasileiros ofereçam o mesmo inventário que uma Kaufman, uma Orvis disponibilizam. Creio que é uma questão de evolução, com o tempo, outras iniciativas vão surgir, algumas vão desaparecer ... Tem toda a parte de serviços de manutenção, garantia, e etc as quais começam a despontar... Vamos torcer para darem bons frutos.

Minha filosofia de compra de material de fly, migrou de "Garimpeiro" para "Seletivo". Hoje não compro o que aparece, mas sim o que faz sentido, o que já está no Brasil (preferencialmente) e claro, que caiba no bolso. E ainda prefiro ir no flyshop pessoalmente e comprar ao vivo. Por que ? Por que é muito mais legal !! Flyshop, socialmente falando, deve ser O lugar para se marcar pescarias, aprender a atar contar causos e tudo mais.

A seguir uma pequena lista de links de flyshops as quais eu gosto de comprar, e recomendo aos demais companheiros :

No comments: