17 January 2010

O Paraloop e o Parachute.




Estava pesquisando técnicas de se montar uma mosca seca tipo parachute de maneira mais simples, ou ainda de uma forma em que o atado rendesse um pouco mais, pois até então a técnica de se montar parachutes era um tanto complicada para mim.

Durante a pesquisa, encontrei uma técnica chamada "Paraloop", a qual me era totalmente desconhecida, procurei em alguns livros sobre atado, ou mesmo sites que uso constantemente como referência e não encontrei informações suficientes sobre esta técnica.

Mas em tempos de Google, é só ter um pouco de persistência que num dado momento, a informação desejada aparece !

Paraloop é uma técnica de atado, onde o Hackle é atado horizontalmente (em relação ao anzol) e tem por base um fio (monofilamento, floss, fio de cobre) o qual é assegurado no anzol e na ferramenta de parachute, o hackle "sobe e desce" no fio, e posteriormente é fixado com algumas voltas de fio de atado no corpo do anzol. Em seguida, solta-se o fio (que contém o hackle) da ferramenta de parachute e aplica-se o hackle sobre o anzol, dando uma "ajeitada" para que as cerdas fiquem todas na horizontal, prende-se então, o fio com algumas voltas de fio de atado.

Segue um video, que ilustra muito bem a técnica descrita acima :






Em particular, em achei a técnica toda bem bacana, mas sendo um tanto crítico, ela não é mais simples ou sequer mais eficiente que o atado do parachute. Só a demanda pela ferramenta de parachute já complica a coisa toda, pois é mais um "trombolho" a ser anexado na morsa, que vai complicar o posicionamento da mão na hora de virar a pena e tudo mais.





Agora, não sei dizer se o paraloop pesca mais que o parachute e vice versa, nunca usei moscas atadas com paraloop. Se algum dos colegas tiver uma opnião a respeito, por favor, envie um comentário ! Gostaria muito mesmo de saber mais sobre o assunto !

3 comments:

matos said...

gostei do video
mas acho que o atado em paraloop alem d mais tecnico requer mais atençao e se asemelha mais a fase spiner das moscas

Blatt said...

Gustavo, essa formiga da foto, apesar da trabalheira, gostei do resultado final!
É tipo da mosca q ataria só pra ver o resultado!
Realmente a ferramenta especifica parece ser um pouco trabalhosa de usar...
De qualquer forma acho q vale o sacrifico!
-----------------------
O segundo vídeo já tinha postado lá no FFB...
Bom, fiquei imaginando se com um pouco de criatividade e treino
não seria possível transformar uma parachute "normal" numa paraloop!?!?

junior said...

Boa!