04 July 2010

Ep Flies



Já fazem alguns anos que eu comecei a utilizar as fibras EP em meus Streamers. Fibra sintética desenvolvida pelo Emilio Puglisi (daí EP), especialmente para situações de pesca em água salgada. Com o passar do tempo porém este material fácil de encontrar em qualquer lugar do mundo, e em especial aqui no Brasil, vem se mostrando muito versátil, com diversas aplicações que vão muito além da pesca em água salgada.

A primeira pergunta que vem a cabeça quando você tem em mãos pela primeira vez um pacote de EP fibers na mão é : "Como é que eu uso isso ?!", e a pergunta torna-se absolutamente inquietante quando você um streamerzinho já finalizado em EP. "Como é que esse treco virou esse peixinho ?". E o mistério só piora (ou melhora) depois que você testa um streamerzinho de EP e vê o quão legal é o movimento que este desenvolve na água.

Comigo não foi diferente, comprei um pacote de EP verde, o qual ficou um tempão no fundo da caixa de atado. Até que um dia o Thiago (Fly Shop Brasil) colocou no blog um pequeno slide show mostrando as técnicas básicas de se atar em EP. Foi o ponta pé inicial do EP nos meus atados. Agora o legal mesmo foi pegar um black, e diga-se de passagem, o maio black que peguei até hoje, com um "monstrinho" feito com uns fios de brilho e o tal do EP verde. Não parei mais, comprei mais algumas cores e segui atando, e experimentando com o material.

O grande lance de se atar com EP é a facilidade que o material proporciona em construir iscas boas em pouco tempo, aliado a uma diversidade muito grande de cores e variações da fibra (em termos de espessura, brilho e comprimento) que habilitam ao atador criar, ou imitar, com certa perfeição peixinhos, carangueijos, camarões, insetos, scuds e o que mais a imaginação quiser.

Claro que como tudo, é necessário aprender as técnicas básicas que o material demanda. No caso do EP nada complexo, mas que fazem toda diferança durante o atado. A primeira e mais básica é como manusear o material. Aprender a segurar o EP "sem bagunça" economiza tempo e material.

Em uma das sessões de atado que fizemos na Fly&Cia, o amigo atador Fábio Matos, nos ensinou a separar um pacote de EP em até quatro porções menores usando fitas herlermans para prender o material. Essa dica é ótima pois facilita "barbaridade" o manuseio do material.

Outra sacada, também ensinada pacientemente pelo Matos, é separar as porções de material que vão ser utilizadas, num streamer por exemplo, e assegura-las numa fita de velcro, tornando então o processo de construção da isca mais dinâmico.

No conjunto da obra, vale muito a pena conhecer os materiais EP bem como as técnicas de atado empregadas nos mesmos. O site da empresa, tem muitas dicas e o catálogo completo de cores e variação. Claro que os Fly shops brasileiros também disponibilizam os materiais.

No comments: