02 April 2010

Patagônia 2010 : Trutas ao Molho de vento !


No fim do primeiro dia de pescaria, eu estava com a adrenalina a 100% ! Afinal de contas, em pouco mais de meia hora, tinha sacado duas trutas de bom porte, todos os demais colegas também tiveram bons piques, boas brigas, e enfim, um grande barato. Voltamos para o acampamento, com fome, frio e ansiedade. Ansiedade de retornar as margens do Strobel para o segundo dia de pesca, o primeiro dia inteiro de pescaria.

O dia amanhece, ainda mais frio, densamente coberto por nuvens escuras e ainda, com o vento soprando muito fortemente. Logo nas primeiras horas da manhã já era notório que castear naquelas condições não iria ser tarefa simples. Aprontamos toda a tralha, e seguimos para uma primeira tentativa em uma baia pequena, um pouco mais abrigada, e com mais estrutura próxima a margem.

Segui a maior parte da manhã sem nenhuma ação. Quando o sol, finalmente deu o ar da graça, alguns colegas capturaram algumas trutas. Resolvi trocar o fly pelo Spey e fiz mais algumas tentativas até a hora do almoço. O Spey, para um suejeito iniciante como eu, é bem cansativo, demanda mais atenção, porém brigou melhor com o vento. Creio, que apesar dos problemas que tive para realizar bons arremessos, vale a pena insistir um pouco mais na modalidade.

"Quadro de armas"


A tarde seguiu exatamente como o período da manhã, com o vento soprando ainda mais forte, jogando muita areia e pedrinhas menores em nós que ali continuávamos tentando sacar umas trutas. Alguns colegas que pescavam de spinning, seguem sacando trutas de excelente tamanho , exemplares de 9, ou mesmo 10 kilos. Num dado instante, largo o equipamento de pesca, pego a maquina fotográfica e saio pelas margens do Strobel, pois para mim, a pesca ali tinha perdido o barato e o propósito. A coisa toda tem que ser divertida, e não sofrível...

"A galera do Spinning"

"Fotos com Muito Vento !"

Meio frustrado, volto para o acampamento. Resolvo desencanar do Spey, das wolly buggers gigantes lastreadas, e do flyline Teeny 300. Converso um pouco com o guia, que me aconselha a usar uma linha sinking tip "lenta", com um conjunto de leader & tippet reduzido.

O terceiro dia começa como a promessa de realizar a pescaria de uma vida : vento suportável, poucas núvens no céu e frio, claro que estava frio, porém não sei se o corpo que já estava mais acostumado com a temperatura, ou se de fato não estava tão frio quanto os outros dias.

Para começar este terceiro e último dia completo de pesca, auxiliado pelo guia, na ponta do tippet colocamos uma ninfa de Stone, preta e laranja. No segundo cast, tenho um pique ! Pique que foi seguido de uma corrida "Strobel à dentro". Começa não a briga, mas sim um cabo de aço. De minha parte eu puxava, recolhia e andava pela margem atráz do peixe como quem leva um dog alemão teimoso para passear. Da parte da truta, ela corria para o fundo, para as laterais, e em minha direção, afrouxando a linha toda. E quando acho que estou com a vitória em minhas mãos, já vendo o lombo da truta a poucos metros, a truta dá mais uma puxada violenta, a qual eu tento evitar sem deixar ela tomar linha. E aqui o arrependimento, o bixo estoura o tippet (0x) e escapa da fotografia. Fazer o que né ?! Deveria ter feito algumas coisas, não fiz, fui ansioso, perdi o peixe !

O dia segue, tenho alguns piques, saco algumas trutas menores, até que no meio da tarde, troco o scud que estava usando por uma montana "Grandinha" (anzol 8). Lá pelo terceiro ou quarto cast, quase no final linha, perto da margem, sou presenteado com uma batida violenta na ponta da linha. O curioso é que eu estava meio desatento, pois estava me preparando para começar um novo cast. Meio de qualquer jeito, estico a linha de fly de forma a não afrouxar o sistema todo. Em poucos segundos, a linha está toda esticada e a carretilha "cantando alto" enquanto o resto do running corria pelos passadores.

Pensei : "Essa truta vai correr o quanto quiser, não vou perder outra". E assim foi. Ela pedia linha e eu deixava rolar. Ela vinha em minha direção e dava um jeito de manter o sistema todo tencionado. Corre para um lado, corre para outro, até que desta vez eu levo a melhor ! Essa foi a truta da Pescaria !




"A Minha Truta do Lago Strobel"

2 comments:

marioflycardin said...

Gustavo, que beleza de truta!
Meus parabéns!
Mário

jguszr said...

Obrigado Mário !

Na próxima vamos ver se encaixa de você ir com a gente...