11 April 2010

Estância Rio Capitan

A "rampa" para sair do Trophy Rainbow


Depois de três dias de pescaria no lago Strobel, pegamos a trilha em direção a estância Rio Capitan. Seriam mais duas horas e meia pelas mesmas trilhas que nos levaram ao Strobel, mais uma hora em estrada de terra até chegarmos na estância.

A viagem foi mais uma aventura, muitas subidas íngremes, novamente transpusemos um braço de rio, que por si só já é uma tremenda de uma aventura. O caminho todo até a estância foi bem tranquilo, divertido, e com muita conversa boa !

Travessia - 100% Aventura

Eu estava particularmente ancioso para começar a pescar no rio Capitan, pois a promessa era de uma tarde pescando pelo rio Capitan, e no dia seguinta um período todo de pesca na laguna toro. Minha ansiedade se dava ao fato de que o rio Capitan é de fato arroyo bem estreito, em que se pesca bem com mosca seca e ninfas pequenas. Já a laguna Toro, seria ideal para se pescar com moscas secas grandes, e pequenos scuds.

Logo que cruzamos o rio Capitan, já entrando na estância, foi claro que seria uma pescaria "no estilo", material leve, mosquinha pequena, e tudo mais. A anseidade aumenta, começa a correr aquela adrenalina, e mesmo sabendo que você está a 10 minutos do lugar, você só quer saber de chegar e começar a pescar !

Enquanto descarregávamos as malas, e arrumávamos tudo, a filhinha da Senhora da estância, a Lola, resolveu nos mostrar as trutas que passavam num pequeno braço do rio Capitan que separava a "pousada" do resto da propriedade. Pegou alguns pedaços de carne seca de guanaco, e atirou no riozinho, levantando uma grande quantidade de trutinhas e trutonas também, que prontamente devoraram o aperitivo.

A Lola, Além de brincar com as trutas curte um balanço (literalmente)

Depois de um rápido lanche, o famoso choripan, armamos a tralha toda, e seguimos para as margens do rio Capitan para começar a pescaria.

"Lanchinho da tarde"

Preparando a tralha

O rio Capitan, como já mencionei, é um arroyo, estreito, com bons poções, água transparente, e com muita truta ! Quase perfeito ! Agora, a surpresa e o desafio todo de se pescar neste riozinho, se deu por conta da força de sua corredeira. Muito forte, muito rápida e ainda somada ao vento, transformou o que seria uma pescaria calma, em uma pescaria técnica e de certa forma radical.

Rio Capitan, No estilo mas com velocidade

Eu mudei de estratégia logo depois dos dois primeiros casts, troquei o fly line de apresentação delicada (eu não lembro o tipo exato, mas é daquelas Dry Clear tip, bem delicados) por um mais agressivo, o Rio Grand da Rio. Essa mudança ajudou muito na colocação das moscas.

As trutas do rio capitan, apesar de ariscas, são muito estudiosas, e leram todos os livros sobre como se comportar, e fazem tudo certinho... comem atráz das pedras, ficam no final dos "Feeding lines", desconfiam das moscas secas e tudo mais. Ou seja, exigem de nós pescadores, uma boa atenção em cada movimento, e principalmente no comportamento perto do local de pesca.

Dando uns Pinchos nas corredeiras


Meio escondido no mato...

Pela primeira vez tive a oportunidade de pescar com "Spotter". Ou "olheiro", como queira. Você se posiciona para fazer o cast, enquanto o guia, vai à frente e de maneira muito sorrateira se aproxima do ponto onde estão as trutas e de lá, te sinaliza, aonde estão os bixos, e você tenta colocar a mosca na posição indicada. Só parece complicado, mas na realidade, é muito divertido, e rende bons resultados.


Umas trutinhas pegas na estratégia de "Spotter"

A tarde toda foi muito bacana, e rendeu diversas trutinhas de bom tamanho, que com a força da corredeira, ganham força e proporcionam muita adrenalina. Com o pôr do sol a nossa frente e o vento que agora soprava impiedosamente frio, resolvemos encerrar a pescaria e voltar para o galpão da estância tomar uma taça de vinho para dar uma boa esquentada...


Só faltou mencionar que a estância Rio Capitan, só recentemente começou a investir no turismo rural e de pesca esportiva. Sua principal atividade é a criação de ovinos... E claro, para a janta, mais um cordeiro patagônico com vinho e pãozinho de colônia !







No próximo relato, Laguna Touro...

No comments: