18 April 2010

Lago Touro - Estancia Rio Capitan

Para a última pescaria da aventura patagônica de 2010, nos aguardava o lago Toro. O plano geral era pescar até as 16hs, voltar a estância para trocar de roupa, entrar nos jipes e seguir para Calafate.

Eu estava quase trocando a pescaria no lago, por mais uma empreitada no rio Capitan, porém o guia me convenceu que o lago era totalmente distinto, e ofereceia muitas oportunidades de pesca com moscas secas grandes (stimulators, chernobils, dragons e etc) além de muito mais oportunidades com ninfas, scuds pequenos e etc... Ainda bem que eu aceitei a sugestão ! Só o cenário que nos aguardava depois dos 40 minutos de trilha sinuosa é meio difícil de por em palavras.

Visual na Estrada

A Chegada !

Entre os Elevados...

Depois de montar o material, e atravessar um pequeno córrego de montanha, chegamos as margens do lago Toro. De águas absolutamente limpas, absolutamente transparentes, cheio de estruturas submersas e de margens muito firmes, o lago Toro é quase que a materialização do sonho da pescaria perfeita.

Como ventava, não tão frio quanto o dia anterior, não tão forte quanto no Strobel, resolvi começar com uma ninfa, se não me falha a memória, uma montana preta e vermelha, levemente lastreada. Comecei então minha pescaria procurando colocar a mosca alguns metros a frente do "drop off" e lentamente vinha trabalhando ela.

Não mais que meia dúzia de lançamentos foram necessários para engatar minha primeira "Trutcha Touro". E foi um daqueles engates "no estilo", muito próximo de mim (já via o leader perto da ponta da vara), com uma tomada de linha rápida para o fundo do lago. Eu não tinha conseguido ver a truta. Não sabia que tamanho era, mas em função da corrida e da força que ela empunha, pensei que meu oponente tinha seus 5 ou 6 kilos. Depois de uns bons 10 minutos de briga, minha primeira "Trutcha Touro" está no Net. Para meu espanto, não era tão grande não, tinha seus 2 quilos no máximo.

"Trutcha Touro"

E o lago Touro é de fato uma festa, e a pescaria que realizamos durante toda a manhã comprovou que a festa, como diria o tremendão, era de arromba ! Alguns poucos lançamentos e você já estava com peixe na ponta da linha. Quando resolvi trocar a montana por uma scud amarelada, só para ver o que acontecia, os resultados foram ainda melhores. Trutas entre 1 e 2 quilos, todas muito fortes, brigavam muito !



Não sei se é um fenômeno ou algo corriqueiro, mas certamente um privilégio, quando o sol de meio dia, finalmente nos brindou com mais claridade e principalmente elevou um pouco a temperatura e o vento milagrosamente deu uma pausa, tive a certeza de que chovia debaixo para cima. As "Truchas Touro", subiam meteóricamente a superfície para "almoçar" as caddis diminutas, ou ainda mais a cerca das margens o verdadeiro exército de formigas marrons que curiosamente se atiravam na água. Eram tantas as trutas subindo, e em toda a extensão do lago que era difícil controlar a ansiedade e realizar um bom cast ! Em resumo, pescamos muito bem com secas, tirei poucas fotos, pois queria aproveitar o fenômeno, afinal de contas, quem me garante que vou ter novamente o privilégio de pescar numa verdadeira tempestade de trutas !


Foto rápida para voltar a pescar...


Foram pouco mais de duas horas de pesca na superfície, que foram interrompidas pelo vento que voltou a soprar deixando na saudade aquele par de horas mágico no Lago Toro. Talvez a melhor pescaria com moscas secas que tive até hoje. Na esperança que teríamos outra chance de pescar mais sem vento, paramos para comer um bife de arado, tomar um vinho, tomar um mate para esquentar conversar um pouco e claro, apreciar a paisagem.

Bife no disco de Arado, nota 10 !

O céu no meio dia


Depois do almoço, a pescaria seguiu como de manhã, um vento "tipicamente patagônico", seguimos pescando por mais umas três horas, até que o vento resolveu mostrar que quem manda ali é ele. Resolvemos então encerrar a pescaria, pois tinhamos pela frente aproximadamente 6 horas de estrada até calafate e o frio e o desconforto do vento forte já não justificavam a pescaria.

Enquanto nos preparávamos para deixar o lago Toro, o comentário era um só : "Temos que voltar aqui", além de "Nossa ! Como Brigam essas trutas !". Em uma palavra, o lago Toro foi "Memorável"




1 comment:

Anonymous said...

Gustavo, realmente a palavra certa é "MEMORÁVEL". Tenho a nítida impressão que será "A PESCARIA DE TUA VIDA!"
Parabéns!
João Nicácio (FFB)