07 July 2008

Slow Food ! Comida lenta não, comida boa...


Ao meu ver, slow food tem tudo a ver com pescar com mosca... Citando uma passagem do famos texto de Robert Traver "... a minha pescaria é um pequeno ato de rebelião contra o tédio do dia a dia e as falsas atitudes..." Comer boa comida, com sabor e qualidade hoje em dia, é exatamente isto, um ato de rebeldia. Boa parte das pessoas com que convivo não entendem, ou não querem entender, a importância de se alimentar bem... "Qualquer coisa serve, sendo rápido e barato..." é o que mais escuto na hora do almoço...

Slow Food é um movimento gastronômico / cultural que tem suas origens no velho continente e vem crescendo de vento em popa pelos quatro cantos do mundo. O próprio nome do movimento já deixa claro suas alusões e idéias contrárias ao americano FAST-FOOD.

O Slow food, na realidade, nada tem a ver com cozinhar lentamente, ou comer vagarosamente, ou apenas ironizar o americano fast food. Ou como seus dirigentes mesmo explicam o movimento :

" O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos mantida por seus associados.
Foi fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.


Hoje, com mais de 80.000 membros em todo o mundo, estamos fomentando uma nova lógica de produção alimentar, desenvolvendo programas de educação alimentar a favor da biodiversidade.
" (extraido integralmente de : http://www.slowfood.com/about_us/por/welcome_por.lasso)

Venho acompanhando o movimento ao longo dos anos, um pouco de longe, não sou associado e neim pretendo ser, porém o slow food além de ser extremamente sério, nos lembra da importância de uma boa refeição. E por boa refeição não me refiro as propriedades dos alimentos que fazem destes mais ou menos saudáveis, mas sim a importância de se comer comida bem preparada, com sabor de fato, possivelmente sem conservantes, corantes aromatizantes e por aí a fora. Sempre que possível em boa compania, e sem pressa...

Em tempos modernos, é quase que utópico, parar ao meio dia, almoçar durante uma hora, conversando com a familia ou colegas / amigos ou até mesmo pessoas do trabalho sem pressa e de maneira despreocupada. Via de regra, acabamos comendo um sanduba, mal preparado, com pressa na frente do computador em 20 minutos... Ou no famoso "por Quilo " ou ainda em algum "Prato Feito" perto do escritório e por ai a fora... Nada contra, mas tanto hamburgueres e comidas de restaurantes por quilo e etc, costumam a adicionar muito sal e temperos fortes a comida, desabilitando a ação das papilas gustativas... Ou seja, depois de um tempo tanto faz se a comida tem sabor ou não, o importante é que esta seja forte, com muito sal e apimentada, vende-se mais com mais complementos como sucos, refrigerantes e etc...

O Slow food, prega justamente a preservação dos sabores dos alimentos, da utilização de temperos de forma coerente, do equilíbrio entre as coisas. Não importa se é um sanduba ou um prato gurmet, o importante é que seja bem preparado e balanceado, em principalmente que seja consumido de maneira adequada.

O Slow food, também fomenta a não globalização do sabor bem como a preservação dos pratos e alimentos regionais, corroborando então com o desenvolvimento sustentável do pequeno produtor.

Enfim é um movimento abrangente que lança um olhar em "grande angular" sobre a diferença entre "comer" e "alimentar". Vale a pena conhecer os preceitos do movimento e pelo menos uma vez durante a correria do meio da semana, por em prática o slow food !

1 comment:

Anonymous said...

Boa tarde,

Tenho produção de miolo (grão) de amêndoa e azeite de trás-os-montes. Vendo pequenas quantidades (min. 5l e 1kg).

Cumprimentos,

João Tomé (joaobtome@gmail.com)