06 July 2008

Escolhendo um novo caniço




Todo mundo comenta das tribulações que o iniciante na pesca com mosca geralmente se submente, até achar o equipamento ideal para suas condições de pesca e por ai a fora. Depois de um tempo, se o sujeito realmente pegou gosto pela coisa, é certeza que este vai adquirir um segundo equipamento, já com um pouco mais de conhecimento sobre o que espera ou não do caniço, da linha da carretilha e por aí a fora. O ideal seria ir até uma loja e experimentar diversas combinações de equipamentos até chegar em um ideal. Porém, como todos sabem, a realidade de fly shops no Brasil não é bem esta, logo o sujeito recorre a WEB.

E é justamente quando começamos a procurar mais informações, que mais dúvidas começam a surgir. A WEB é sem dúvida nenhuma a maior fonte de informações para a a maioria absoluta dos assuntos pertinentes a humanidade. Agora, vamos encarar a sittuação de maneira pragmática :

  • Sites dos fabricantes : Ao meu ver, primeiro local a ser pesquisado, e também o mais perigoso. Sites de fabricantes são instrumentos de marketing, elaborados com o único propósito de persuadir o consumidor a comprar o produto oferecido. O que se deve procurar nos sites dos fabricantes são informações como : Dimensões (pés, peso) formatos (grip, número de partes, cor) e o mais complicado a ação do caniço. Cada fabricante tem sua própria tradução do que é rápido, médio, progressivo e por aí a fora.
  • Lojas Online : A não ser pela pesquisa de preços, geralmente são uma referência um tanto fraca, pois contém pouquíssima informação, geralmente um resumo das informações encontradas nos sites dos fabricantes.
  • Revistas Online : Algumas revistas trazem informações e testes honestos e bem interessantes, mas a maioria (em especial as revistas que também são publicadas em bacas) acabam por executar testes e comparações ruins de pouca valia. O melhor comparativo de caniços que vi até hoje foia da revista "Fish & Fly" de janeiro deste ano. Imparcialidade é complicado !
  • Fóruns de discussão : Muito recomendável ! Pois os fóruns reunem indíviduos das mais diversas opniões, quando boa parte das pessoas tem uma opnião parecida sobre um produto, este pode ser bem interessante... A contrapartida é que a experiência toda nos fóruns pode ser um tanto confusa.

Num dado instante, você fica convencido que determinado equipamento é o mais adequado a sua cituação, seja pelas características técnicas, por opniões diversas que você compilou, ou até em função do texto poético do site do fabricante que lhe convenceu. Agora, dado o cenário, você consegue afirmar de maneira prática que fez a melhor escolha ? Na realidade seria impossível. Você só sabe se escolheu direto depois de dez minutos casteando com o caniço novo.

Alguns sites de fabricantes, trazem em meio ao texto "marqueteiro" informações interessantes também. Coisas como o tipo de pescaria a que o caniço se determina, que tipo de isca arremessa entre outras. Na minha opnião esta é a informação que mais conta, pois como sei que tipo de pescarias prentendo fazer com o novo equipamento, a informação do tipo de mosca vem de encontro com o que espero.

Enfim, comprar sem testar tem seus riscos, você pode acertar na mosca, passar perto (e acabar se adaptando, ou errar feio ! O bacana é que as vezes o equipamento errado para você é o equipamento certo para outro pescador ! Não gostou da nova aquisição ? Anuncie nos fóruns num preço condizente que com certeza você acaba vendendo !


1 comment:

Anonymous said...

Ótimo tema.
Só pra colaborar, algumas Lojas Online, especialmente as maiores gringas, oferecem um espaço de Product Reviews ou Customer Rating. Lá a galera que já comprou pode fazer suas considerações. Já deixei de comprar produtos depois de consultar essas opiniões.
Abração