30 May 2010

A Hora da pesca.



É verdade que quanto mais tempo se passa pescando e explorando rios e lagos, mais se aprende sobre a pesca. Muitas vezes aprendemos pequenas verdades que inclusive contrariam os paradigmas da atividade. As vezes essa experiência é tão contrária ao paradigma geral, que fica até complicado de comentar com outros colegas sobre o novo aprendizado.

Recentemente estive recordando, atravéz de fotos, algumas pescarias, em que pude constatar uma verdade máxima sendo contráriada um punhado de vezes.

No caso, o paradígma que me refiro é : Pescador que é Pescador, estica a linha (com peixe na ponta) antes do sol nascer.

Eu passei a desconfiar que neim sempre essa verdade aí de pescador é sinônimo de madrugador, durante o feriado de Corpus Christi de 2006 em Ausentes. Na ocasião, feriado prolongado, o rio Silveira, tinha seus poços e corredeiras disputadas por mosqueiros de todos os cantos do Brasil. Eu e alguns outros companheiros resolvemos então honrar a tradição de levantar cedo e esticar a linha mesmo antes de conseguir ver as moscas na água.

Resultado ? Nenhum peixe fisgado antes das dez horas da manhã ! Fora o frio e o cansaço que nos abatia nas últimas horas de pesca do período da manhã, que naquela ocasião eram os melhores momentos para se sacar uma truta gaudéria.

O mesmo se sucedeu este ano no lago Strobel (Calafate, Patagônia Argentina), Na primeira manhã de pesca, aquela ansiedade toda do primeiro dia de pesca completo, todo mundo de pé muito cedo já de wader, com mosca atada na ponta do tippet. Bem antes das nove da manhã já estávamos fazendo os primeiros casts as margens do lago. Resultado ? Nenhuma truta fisgada até perto das onze horas.

E eu tenho muitos outros exemplos deste comportamento. Não apenas com trutas, mas também com tilápias, black bass e etc... Claro que tudo depende. Depende da espécie, da época do ano, do clima, da maré, da pressão atmosférica e de mais um monte de fatores.

Na minha opnião, bem simplista admito, cada espécie tem seu momento, para começar a responder aos estímulo s de nossos arseneais de moscas e técnicas. Descobrir estes "momentos" de pesca é como um "Abre de Sézamo" que pode te levar da condição de "dedão" (zerado) a de "lavar a égua" (a melhor pescaria de todos os tempos).

As vezes compensa mesmo, especialmente em dias frios, dormir até o sol se levantar, e só depois esticar a linha...

(As vezes não...)

No comments: